Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Em nota, Nelson Jobim nega ter dito que Samuel Guimarães 'odiava os EUA'

O Ministério da Defesa divulgou nota nesta terça-feira, 30, através da qual o titular da pasta, Nelson Jobim, nega as afirmações atribuídas a ele em telegrama da embaixada dos Estados Unidos divulgado pelo site Wikileaks. Jobim, que encontra-se hoje em visita oficial à Polônia, teria ligado para o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães. De acordo com o telegrama, de 2008, Jobim teria dito ao então embaixador dos Estados Unidos do Brasil, Clifford Sobel, que Guimarães "odeia os Estados Unidos". À época, Guimarães atuava como secretário-Geral das Relações Exteriores, o segundo cargo na hierarquia do Itamaraty.

PUBLICIDADE

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

Jobim desmentiu a afirmação e esclareceu a Guimarães que realmente em algum momento conversou sobre ele com o embaixador, mas disse que o tratou com respeito e classificou Guimarães como "um nacionalista, um homem que ama profundamente o Brasil". De acordo com o ministro, "se o embaixador disse que Samuel não gosta dos Estados Unidos, isso é interpretação do embaixador, eu não disse isso. Samuel é meu amigo", afirmou.

PUBLICIDADE

O texto divulgado pelo Ministério da Defesa enfatiza haver "divergências de visões entre Brasil e Estados Unidos" que foram "expressa publicamente por Jobim em duas palestras recentes". Ainda segundo a pasta, o "Brasil tem se mostrado especialmente zeloso na busca da integração sul-americana - política, diplomática, militar, econômica- buscando evitar ações de países externos ao sub-continente que possam simbolizar ameaças à soberania dos países da região".

No telegrama divulgado pelo Wikileaks, datado de 25 de janeiro de 2008, Jobim teria dito a Sobel que Guimarães aparecia como um "sério problema em diversos níveis".  Além de "odiar os EUA", Guimarães também é descrito como alguém que trabalhava ativa e calculadamente para dificultar as relações do Brasil com os americanos e outros países industrializados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.