PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Eleitor pode não seguir alianças dos candidatos, avalia professor do Insper

O professor e pesquisador do Insper, Humberto Dantas, avaliou as tendências de apoio neste segundo turno em São Paulo. "O PMDB de Gabriel Chalita nacionalmente apoia o PT. Há uma probabilidade muito grande de apoio em São Paulo", afirmou, em entrevista à TV Estadão. "Paulinho da Força (PDT) parece mais adepto da candidatura do PSDB", avaliou.

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

Sobre a tendência do eleitorado, Dantas falou da infidelidade dos eleitores. "Segundo pesquisas, a característica do eleitor é mais relevante do que o apoio do candidato que ele votou no primeiro turno. Ou seja, não é porque eu tenho uma afinidade com a sua proposta que eu vou para onde você vai", disse.

PUBLICIDADE

Sobre Celso Russomanno (PRB), ele diz que o candidato surgiu como uma surpresa. "Esperava-se que ele caísse antes. Deveria ter caído, mas só caiu quando os adversários perceberam que precisavam de uma ação mais incisiva", disse.

Ele avalia que Russomanno teve forte apoio do eleitorado conservador. "Há uma probabilidade maior desse eleitorado se aproximar de José Serra (PSDB) do que Fernando Haddad (PT)", afirmou.

Ele afirmou que chegou-se a considerar que Serra estaria fora do segundo turno, mas que ele chega agora como o mais votado. "O panorama para o segundo turo é indefinido", analisa.

Dantas disse que há boas justificativas para os dois partidos acusarem um ao outro, citando o mensalão e a rejeição de Serra em São Paulo. "É importante ver o passado, mas precisaria ter uma discussão de uma forma mais consistente o que eles pretendem para a cidade".

Publicidade

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.