Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dilma tem entrada em lugares onde Lula não tem, diz pesquisador do Insper

O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Por Giovana Nunes
Atualização:

O cientista político, Carlos Melo, pesquisador do Insper, afirmou acreditar que a participação da presidente da República Dilma Rousseff pode contar pontos importantes na campanha do PT para o segundo turno desta eleição."Dilma tem entrada em lugares onde Lula não tem. No espaço do centro expandido, por exemplo. Ela conversa com classe média, pois é mais palatável a sua estética, seu gosto."

PUBLICIDADE

Para Melo, o grande vencedor destas eleições foi o partido do prefeito Gilberto Kassab, o PSD, pois ganhou "tanto na quantidade de prefeituras quanto capitais importantes, Belo Horizonte e Recife."

Sobre a derrocada de Celso Russomanno (PRB), contudo, segundo Melo, é difícil apontar uma única causa. Segundo ele, é possível que tenha havido influência importante do ataque de Fernando Haddad (PT) no debate da TV Gazeta à propostas da tarifa proporcional ao tamanho do trajeto para os ônibus da capital. "Pode parecer uma questão menor, mas mostra a debilidade em relação à capacidade de formular políticas públicas. Dali pra cá, as críticas sobre a elaboração programática só cresceram." Mas ele pondera: "talvez pesquisas qualitativas ajudem a definir o que houve."

Sobre a atuação de Russomanno no segundo turno, Melo afirmou não acreditar que nenhum dos dois candidatos que foram ao segundo turno tenham Russomanno em seus palanques, como apoiador direto. "Deve haver uma negociação de bastidores com dirigentes partidários. O PT e o PSDB tendem a conversar com líderes das igrejas evangélicas, por exemplo."

 Foto: Estadão