Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dilma inicia neste sábado viagem de sete dias à Europa

Agência Estado

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A presidente Dilma Rousseff viaja nesta sábado, 1, à noite para Bruxelas, na Bélgica, dando início a uma movimentada passagem de sete dias pela Europa, em um roteiro que inclui Bulgária e Turquia. Na segunda-feira, 3, Dilma participa de reunião de trabalho com o primeiro ministro da Bélgica, Yves Leterme, e à noite vai a um jantar oferecido pelo presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. Na terça-feira, 4, participa da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia e se encontra com o Rei Albert II, que lhe oferece um almoço de homenagem.

PUBLICIDADE

No início da tarde, participa de encerramento do seminário empresarial Brasil-União Europeia. Também está prevista a presença da presidente na cerimônia de abertura do festival cultural Europália, um dos mais tradicionais do Velho Continente.

Dilma sai de Bruxelas para Sófia, capital búlgara, no final da tarde de terça-feira, 4. Começa a programação na Bulgária no dia seguinte com cerimônia oficial de chegada seguida de reunião privada com o presidente Georgi Parvanov. Haverá assinatura de atos e condecoração da presidente.

À tarde, se encontra com o ministro Boyko Borissov. No mesmo dia, fará visita de cortesia à presidente da Assembleia Nacional da Bulgária, Tsetska Tsacheva, e encerramento do fórum empresarial Brasil - Bulgária. À noite, Parvanov oferece jantar de estado em homenagem a Dilma.

Na quinta, 6, Dilma deve fazer visita com o presidente búlgaro à cidade de Veliko Turnovo, onde visitará o forte. Depois, se desloca para Gabrovo, cidade natal de seu pai, onde será recebida pelo governador. Estão previstas visita ao Museu de História Regional e encontros com familiares.

Publicidade

"A visita da presidente à Bulgária terá um forte componente pessoal e emocional dados os laços familiares com a Bulgária. Do ponto de vista de suas relações bilaterais, a visita será uma oportunidade de fortalecer o diálogo político, explorar as possibilidades de maiores investimentos brasileiros na área da aeronáutica e de veículos e estimular o crescimento do comércio", disse o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena.

No final da tarde, Dilma parte para Ancara, Turquia. Na sexta-feira, participa de cerimônia floral no Mausoléu de Atartuk. Antes do almoço, encerramento do encontro empresarial Brasil-Turquia. À tarde, cerimônia oficial de chegada, com o presidente da Turquia, Abdullah Gul, seguida de cerimônia de assinatura de atos e declaração imprensa. Depois, se reúne com o primeiro ministro Recep Tayyip Erdogan. No sábado, Dilma embarca de volta ao Brasil.

A comitiva da presidente será formada por seis ministros: Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Paulo Bernardo (Comunicações), Ana de Hollanda (Cultura) e Helena Chagas (Comunicação Social).

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.