PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Collor salva Palocci de 'convocação-supresa' ao Congresso

João Domingos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BRASÍLIA - O governo quase foi novamente surpreendido pela oposição na tarde desta terça, 7, numa tentativa de convocar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a dar explicações sobre o aumento do seu patrimônio. O líder da minoria na Câmara, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), apresentou um requerimento de convocação de Palocci na Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência, que fazia uma sessão em uma das salas do Senado.

PUBLICIDADE

Quando os governistas perceberam, o deputado Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO) já se preparava para votar o requerimento. Enquanto o governo convocava todos os líderes da Câmara e Senado e outros parlamentares para correrem à comissão, o senador Fernando Collor (PTB-AL) salvou Palocci. Ele pediu a palavra e disse que a comissão não tem autorização parlamentar para funcionar, porque ela ainda não foi constituída e qualquer decisão que tomasse seria nula.

Enquanto Collor falava, deu tempo dos parlamentares e líderes da base governista chegarem à sessão, que se realizava de forma emergencial na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Uma vez em maioria, o governo convenceu Lereia a não levar adiante a tentativa de votar o requerimento e a sessão então foi encerrada. Paulo Abi-Ackel acusou o governo de impedir o debate democrático ao barrar a convocação de Palocci.

O Congresso decide nesta terça em sessão extraordinária se mantém a convocação de Palocci aprovada na semana passada na Comissão de Agriculutra da Câmara dos Deputados e suspensa pelo presidente da Casa Marco Maia (PT-RS).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.