Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Blog do Planalto lança série 'Nunca antes na história...' para abordar ações de 'destaque'

BRASÍLIA - Um dos bordões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou título de uma "série especial" do blog do Planalto, um dos meios de divulgação de notas à imprensa da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. "Nunca antes...", uma referência à famosa frase do presidente - "Nunca antes na história deste País" - abordará ações de "destaque" do governo até o dia 31 de dezembro, quando termina o mandado de Lula.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A série "Nunca antes..." segue a linha dos discursos do presidente de ressaltar pontos positivos das políticas públicas do governo e ignorar problemas e áreas que receberam menos atenção. No primeiro texto da série, sobre a educação, o blog ignorou o ensino de primeiro e segundo graus, as confusões no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e as dificuldades do governo em implementar o Plano Nacional de Educação.

PUBLICIDADE

O blog deu destaque ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que concedeu até agora 750 mil bolsas em faculdades para jovens carentes. "Nunca antes na história deste País, como bem diria o presidente, o jovem brasileiro teve tanto acesso ao ensino superior", destacou o texto de abertura da série. O blog também destacou que, entre 2003 e 2009, as matrículas nas universidades passaram de 3,94 milhões para 5,95 milhões.

A série não entrou na polêmica sobre o porcentual de investimentos em educação. No começo do mês, o ministro Fernando Haddad comemorou o fato de o País investir 5% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor. Entidades internacionais sugerem que os países em desenvolvimento invistam pelo menos 6% do PIB na educação, e algumas chegam a propor 8%. Nos congressos do setor, especialistas costumam observar que a Coreia do Sul investiu após a Guerra da Coreia (1950 a 1953) 10% do PIB nas escolas, por um período de dez anos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.