Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Após derrota na disputa pelo Senado, Netinho diz que cobertura da imprensa foi 'vergonhosa'

Rodrigo Alvares

PUBLICIDADE

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

O vereador de São Paulo Netinho de Paula (PC do B), derrotado na campanha ao Senado Federal, afirmou ter sido vítima de preconceito da cobertura da imprensa, a qual qualificou como "vergonhosa". Líder nas pesquisas durante toda a corrida eleitoral, o vereador amargou o terceiro lugar na corrida. "Acho que ficou muito claro que a possibilidade de uma pessoa vinda do gueto, de origem humilde, negro, chegar ao Senado em São Paulo realmente incomodou setores muito poderosos", disse, em seu gabinete na Câmara de Vereadores de São Paulo.

PUBLICIDADE

Durante a coletiva, o vereador subiu o tom da voz e acusou os jornalistas de "distorcerem" o que ele falava. "Vocês não foram isentos, e eu sei que para vocês, que estão fazendo pergunta para mim, deve até incomodar de ouvir isso. Mas eu acho que tem de ser feita uma auto-crítica. Essa é a verdade".

A invasão da Polícia Civil de São Paulo à sua casa durante o período eleitoral também foi mencionada: "O que leva a Polícia Civil a ir até a minha casa por causa de um débito fiscal?". Segundo Netinho, policiais entraram em sua mansão em Alphaville, na região metropolitana da capital paulista, no mês de setembro, sem mandado judicial. O vereador se queixou de que as notícias do fato prejudicaram-no na disputa.

Campanha

Netinho também disse que o crescimento de Aloysio Nunes (PSDB) nas pesquisas era esperado: "A nossa campanha já avaliava na reta final que o Aloysio Nunes ia crescer muito. Talvez não imaginássemos tanto. Acho que houve uma subestimação enquanto a possibilidade do candidato do PSDB teria de crescimento no último momento".

Publicidade

Sobre o uso do caso da agressão à sua ex-mulher em 2005 por parte da campanha de Aloysio, o vereador disse que não esperava tal atitude e condenou a "falta de debate de ideias" durante a corrida eleitoral, além do pouco tempo na TV em relação ao tucano.

Entretanto, Netinho não foi ao debate Estado/TV Gazeta em 14 de setembro, fato que suscitou muitas críticas à época - ele liderava as pesquisas e decidiu se ausentar na última hora - mas do qual o vereador garante não arrepender. "Você se ausentar de algum debate é parte da estratégia política. Pessoalmente, eu fui voto vencido, porque eu iria. Mas a campanha avaliou que não tinha que ir naquele momento em função de notícias que tinham sido vazadas de que haveria um pacto velado de alguns candidatos".

Lula

"O presidente me ligou ontem pela manhã, emocionado, feliz, falando que minha votação foi um marco na história do País, que nunca um negro tinha conquistado tantos votos. Ele usou uma frase que meu também me disse, que um grande político precisa conhecer a derrota", contou.

Futuro político

Publicidade

Quanto ao resultado nas urnas, o vereador afirmou ter saído "feliz". Ele não descartou a hipótese de disputar uma eleição para o cargo de prefeito de São Paulo em 2012. Para a disputa do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), Netinho afirmou que vai esperar a decisão do PC do B em relação ao nível de envolvimento da sigla. Ressaltou, no entanto, que "temos de tirar lições valiosas nesse momento, em que houve uma empolgação muito grande e uma falta de participação na coordenação da campanha de outros partidos".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.