Os bons nazistas

Documentos recentemente desclassificados mostram que o envolvimento dos EUA com ex-nazistas era muito maior do que se supunha, mostra o New York Times. Em vários casos, o governo americano recrutou veteranos da SS e da Gestapo e tratou de evitar que eles fossem capturados ou processados.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Essa pesquisa, que sai agora em livro, começou com o esforço do Congresso americano de investigar o papel do país na proteção a criminosos de guerra alemães depois da Segunda Guerra Mundial. A estratégia, na ocasião, era ter ferramentas e espiões eficientes para minar o comunismo na Alemanha Oriental.

Os novos documentos detalham também a extensão da colaboração entre os árabes muçulmanos e os nazistas. O então múfti de Jerusalém, Haj Amin al-Husseini, estava na folha de pagamento de Hitler - recebia mensalmente 50 mil marcos. Para se ter uma ideia da dimensão desse salário, um comandante militar alemão recebia 25 mil marcos por ano, diz o Times. Em troca, Al-Husseini recrutava muçulmanos para a SS e esperava ser nomeado líder da Palestina depois da guerra. Aos alemães, dizem os documentos, só interessava "a destruição dos judeus".

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.