PUBLICIDADE

O poder do sangue de Saddam

Na década de 90, durante dois anos, o então ditador do Iraque, Saddam Hussein, dedicou-se a uma macabra rotina: uma enfermeira retirava-lhe sangue, e com esse sangue um calígrafo transcrevia o Corão. Foram 27 litros de sangue para os 114 capítulos. Desde a queda do ditador, os iraquianos vivem o dilema do que fazer com o livro sagrado do islã escrito nessas condições, relata o Guardian.

Por
Atualização:

Por um lado, o governo iraquiano, xiita, não quer que um símbolo tão forte do regime do sunita Saddam seja exposto; por outro, os sunitas temem ser perseguidos se reverenciarem o livro.

PUBLICIDADE

As páginas do volume seguem guardadas, longe dos olhos do público. Apenas três pessoas têm acesso a elas. Destruí-las, obviamente, está fora de questão. Há quem diga que os iraquianos nem querem vê-las mesmo, por serem muito perturbadoras, e que elas devem preservadas como o símbolo da loucura de um ditador.

Uma coisa é certa: como bom líder totalitário, Saddam tinha noção intuitiva de como se perpetuar, como um monstro onipresente, na memória coletiva de seu país.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.