EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|Sinais de acordo entre Lula e Cunha criam confusão e alimentam a crise

Muitas fontes noticiaram ontem e hoje que foi posta em curso uma operação destinada a convencer Eduardo Cunha a travar o processo do impeachment de Dilma. Dá-se como certo que o principal agente da operação é Lula, em nome do governo. O ex-presidente quer que deputados do PT fechem acordo com outros partidos da base aliada para barrar a investigação contra Cunha, no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar. Se o presidente da Câmara aceitar a proposta, os negociadores governamentais prometem ajudá-lo a encontrar uma saída que preserve seu mandato como deputado.

PUBLICIDADE

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

Eduardo Cunha, que de bobo não tem nada, já antecipou sua diretriz de atuação, decodificando e desnudando o eixo da operação desenhada, ao que tudo indica, no Palácio do Planalto. "Se eu for bem tratado, pode ser que tenha boa vontade com o governo, mas, se não for, posso tomar minha decisão mais rapidamente". Ele diz com todas as letras: se me ajudarem, pode ser que faça corpo mole na questão do impeachment e postergue sua discussão ao infinito. Mas também guarda uma carta na manga: nega tanto que esteja estendendo uma bandeira branca quanto que irá ferir de morte o Planalto. "Não há nem guerra nem trégua. O que há é que eu tenho de cumprir a minha função. Se minhas decisões podem significar guerra para uns e trégua para outros, é uma questão de interpretação. Até agora, não fiz nada diferente daquilo que falei que iria fazer". Com isso, busca ser cortejado (e, portanto, protegido) por todos.

PUBLICIDADE

Pelo noticiário, parece que o governo estaria disposto a abrir tratativas com Cunha para preservar o mandato de Dilma e até mesmo atenuar a pressão política que sobre ela tem sido exercida. O governo certamente saber que as denúncias contra Cunha são graves, mas teme que o deputadoas utilize como pretexto para acelerar a análise dos pedidos para abrir o processo de impedimento de Dilma. Concluiu que terá de escolher entre ficar com Cunha ou correr o risco de brigar com ele e enfurecê-lo.

Não é propriamente uma "escolha de Sofia", mas está longe de ser algo simples ou fácil de ser efetivado. A manobra de aproximação, além do mais, é arriscada e pode ter efeito bumerangue, com desdobramentos ruins para Dilma e para o País.

Primeiro, porque Cunha não é de se deixar enrolar e tem seus próprios planos de vôo. Quer preservar o mandato, mas de forma ativa, ou seja, sem ficar com a imagem queimada demais e desprovido de oxigênio para seguir em frente e se reaprumar. Ele mesmo já disse que, se cair, será atirando.

Em segundo lugar, porque os articuladores do governo terão de convencer a bancada petista no Congresso e o próprio partido, com seus militantes, suas glórias e tradições. E, por último, porque precisarão tornar a manobra palatável para a opinião pública.

Publicidade

No primeiro caso, pode ser que tudo fique facilitado pelo teor mesmo da negociação: na defesa dos mandatos de Dilma e de Cunha, os interesses tendem a convergir, valendo-se da ideia de que juntos será mais difícil que sejam derrotados.

Mas e quanto ao PT e à opinião pública? Parte importante do povo petista - integrado sobretudo pelos que são mais militantes - considera Cunha um inimigo frontal, tanto porque não é um "progressista", quanto porque está envolto em coisas inescrupulosas demais. 34 dos 62 deputados da bancada do PT assinaram requerimento protocolado pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade pedindo a cassação de seu mandato. O grito de "fora Cunha" também sai das gargantas do PT, e o partido poderá ter sua imagem ainda mais comprometida se passar a circular abraçado com o atual presidente da Câmara, que do começo do ano para cá tem protagonizado, no palco e nos bastidores, não poucas situações constrangedoras para o governo.

O PT enfrenta sérias dificuldades junto à opinião pública democrática. Está com parte do filme bastante avariada.Se, em vez de acertar as contas com seus próprios desvios de conduta - com os esquemas ilícitos em que figuras do partido estão envolvidos --, estender a mão para o atual campeão da mentira e da corrupção, acobertá-lo e ajuda-lo a conseguir a absolvição, não se poderá esperar que venha a obter aplausos.

Seria como se o PT vestisse a carapuça em praça pública e assumisse a condição de aliado da corrupção. Ou, ao menos, de um personagem tolerante para com ela. O sinal seria facilmente decifrável: pela manutenção do poder, vale tudo -- não somente fazer o diabo, mas também aliar-se com o diabo.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.