EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|Não é só com denúncias que se faz uma oposição

Sempre é importante ver o conjunto, considerar as distintas variáveis, as personalidades e seus estilos, as correlações de força, buscar as determinações e as contradições que se chocam em processo.

PUBLICIDADE

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

Todo governo faz o que faz não só por seus eventuais méritos ou pela brisa suave e generosa que recebe das circunstâncias, mas também pelo que não faz a oposição a ele.

PUBLICIDADE

Michel Temer está no palco com um lote de propostas e procedimentos que desagradam a oposição (especialmente a de esquerda) e colidem, ao menos supostamente, com os interesses da população. Apesar disso, tem conseguido avançar. Em parte porque tem o apoio da maioria do Congresso e a torcida tolerante de parcela importante da população. O ambiente geral também lhe é favorável. Mas não é só isso. Vai em frente porque não tem oposição, porque aqueles que se opõem a ele somente o fazem em termos retóricos e performáticos, sem conseguir marcar presença ativa nem no centro do sistema político, nem no centro da sociedade civil.

É uma oposição que rosna, mas não morde. Que se alimenta de discursos antagonistas vazios, preenchidos por cenas de protestos ruidosos mas ocos, montados meio improvisadamente e sem alma popular. Bate-se cabeça por qualquer coisa, grande ou pequena que seja. É uma oposição desacorçoada, sem unidade de pensamento e ação, que para justificar sua inoperância termina por inflar a bola do governo, ao apresentá-lo não como coisa dos homens, mas como encarnação viva do demônio e das forças malignas do capitalismo e da "austeridade neoliberal".

Enquanto permanecer agarrada à denúncia do "golpe" e da "usurpação", xingando e vaiando Temer, torcendo para seu governo não dar certo e atribuindo a ele a culpa por males que vem de governos anteriores, a oposição ficará a girar em círculos, prisioneira de sua fraqueza e de suas fantasias. Na melhor das hipóteses, ajudará a legitimar aquilo que gostaria de inviabilizar.

Uma oposição fundamentalista e primitiva, que se move por ódio e ressentimento, ou, quando vem pela direita, por interesses mesquinhos e fanáticos, é tudo o que a democracia não precisa no Brasil de hoje.

Publicidade

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.