EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|Contorcionismo pernicioso

O peixe morre pela boca. Lula não é peixe, nem está para morrer, mas de sua boca, ultimamente, saem petardos que prejudicam a ele próprio e ao movimento que lidera.

PUBLICIDADE

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

Nem sempre o falar de forma compulsiva e com a intenção de confundir interlocutores e plateias beneficia quem o faz. Brincar com as palavras pode muito bem levar a que se brinque com fogo. Não é o que se espera de um político com "p" maiúsculo.

PUBLICIDADE

Ao dizer que o MP e os empresários "inventaram a palavra propina" para culpar e difamar os políticos, Lula mente. Quer fazer com que se acredite que as propinas não passavam de "doações empresariais", prática que teria sido usual desde a proclamação da República. "A diferença - esclarece - é que agora transformaram as doações em propina, e tudo ficou criminoso".

É contorcionismo demais.

Depois de tantas apurações, investigações e condenações, a opinião de Lula soa como mera provocação, artifício usado para chamar atenção e reforçar a blindagem que o protege. Serve para manter inebriada a legião de seguidores que o veem como um "perseguido", uma vítima dos poderosos. E tenta construir uma ponte para se projetar como líder dos políticos encurralados.

As frases de Lula não explicam como é que tantos políticos, ele próprio, ficaram milionários com as tais "doações empresariais". É um enriquecimento suspeito, um escárnio contra o povo trabalhador que o ex-presidente sempre alega defender. São frases que misturam alhos com bugalhos, numa manobra espúria para salvar a pele dos políticos envolvidos com a corrupção. E sair bem na foto.

Publicidade

Só que não.

Com elas, Lula emporcalhou e esvaziou de dignidade a tese que ele e seu partido defendem, a de que a criação de um fundo público de financiamento de campanhas é a única medida que salvará a política no Brasil.

Disse bem o jornalista João Domingos: o discurso de Lula está na "vanguarda do atraso". Atrapalha, trava, confunde, empurra para trás.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.