PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|A Cunha o que é de Cunha

Quando a opinião pública de um país permanece durante meses a acompanhar o equilibrismo amoral de um parlamentar acusado de crimes gravíssimos e de falta de decoro parlamentar, quando uma parte expressiva das energias políticas da sociedade e do Parlamento é canalizada para o mesmo fim, quando uma verdadeira bancada se forma para proteger, coonestar e defender o acusado, valendo-se dos mais absurdos, cínicos e escusos expedientes - é porque há algo de podre no ar. Saem todos em busca de respostas: como foi possível que tal circo de horrores transitasse perante os olhos de todos durante tanto tempo? Parte das respostas pode não ser agradável, mas algumas verdades precisam ser ditas.

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

A primeira delas, maior que qualquer outra, é que a política brasileira ainda concede espaços de sobra para figuras comprometidas com o ilícito, com o desrespeito ao mandato popular, com a desfaçatez, a pressão e a chantagem como armas de combate político. Eduardo Cunha, com o tempo, conseguiu acumular importantíssimos recursos de apoio na Câmara de Deputados, que o levaram à presidência da Casa e ao controle de muitas de suas rotinas, tornando-se o principal cardeal do "baixo clero" parlamentar. Nesta condição, manobrou para usar a seu favor o processo de impeachment, de modo a respirar num ambiente que aos poucos foi se tornando hostil a ele, sensibilizado pela impressionante rejeição ao deputado pela opinião pública.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Outra conclusão é que o sistema, do jeito que está e funciona, deixa a desejar e não consegue operar como usina de debate democrático, nem como ator de uma saudável pedagogia política e cívica. As brechas que nele existem tornam lento e pesado seu funcionamento, expõem o Congresso Nacional a uma verdadeira invasão de pessoas pouco qualificadas, que exibem diariamente seu despreparo técnico, político, ético e intelectual, fazem com que ele se distancie da sociedade e não ajude a compor governos que governem. Cunha é um exemplo perfeito disso, mas não é o único. Distinguiu-se entre seus aliados e apoiadores por possuir dotes inquestionáveis de operador político, o que fez sua fama e o auxiliou a ser temido.

Há, ainda, a fragilidade dos agentes principais do sistema, os partidos políticos, que pouca força e energia transferem ao conjunto. Não selecionam bem os quadros que os representam, não conseguem coordená-los de forma regular, dia após dia, quando muito fazendo isso com algum sucesso em alguns momentos mais "dramáticos" ou quando se trata de alcançar a defesa de certos interesses corporativos. Fossem melhores nossos partidos e nossos representantes, e Cunha não teria conseguido fazer gato e sapato deles ao longo de anos.

Ainda será preciso muita reflexão e muita discussão para que se desvende por inteiro o enigma Eduardo Cunha. Sua sobrevida ultrapassou tudo o que poderia existir de razoável na política. Morto politicamente há meses, manteve-se ativo no Planalto, dando as cartas no jogo medíocre da pequena política, dos bastidores, onde cozinhou artefatos para ferir seus adversários e seduzir seus apoiadores. Foi usado pela direita quando se tratava de fazer passar propostas regressistas no campo dos direitos humanos, pela esquerda quando se tratava de evitar a abertura do impedimento presidencial e pelo centro para acelerar esta mesma abertura. Sempre que a Câmara foi chamada examinar pauta importante, a sombra de Cunha se ergueu, ameaçadora, para turvar o processamento regular das deliberações. Seu plano de voo se limitava a uma única carta de navegação: sobreviver.

Agora, com o Conselho de Ética aprovando e encaminhando ao plenário da Câmara o relatório do deputado Marcos Rogério pedindo a cassação de seu mandato parlamentar, Eduardo Cunha parece ter chegado ao fim de sua trajetória, que poucas honras prestou ao parlamento brasileiro. Perderá o foro privilegiado que ajudava a blindá-lo e estará inteiramente à disposição das Cortes que avaliam seu caso e o julgarão.

Publicidade

No mesmo dia em que o Conselho de Ética concluía seus trabalhos, outras notícias infernizaram a vida do deputado, agravando sua situação. De um lado, o Banco Central encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Conselho de Ética um relatório conclusivo atestando que Cunha e sua mulher, Claudia Cruz, mantinham contas não declaradas no exterior entre 2007 e 2014, cobrando do casal multa no valor de R$ 1,1 milhão. De outro lado, o juiz Augusto Cesar Pansini Gonçalves, da 6ª Vara Cível da Justiça Federal do Paraná, aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF), em ação de improbidade administrativa, e decretou a indisponibilidade dos bens e recursos financeiros e bens do deputado, bem como a quebra de seu sigilo fiscal desde 2007.

É um final compatível com o caminho que Cunha escolheu para trilhar.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.