PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A Ciência Política e um olhar sobre os Legislativos

O que fazem os Deputados Estaduais

"O que é que faz um deputado? Na realidade eu não sei, mas depois, eu te conto."

Por Ana Paula Massonetto
Atualização:

(Tiririca, Campanha Eleitoral, 2010)

PUBLICIDADE

Como o Tiririca ainda não explicou o que fazem os deputados, recentemente afirmou apenas que trabalham muito mas produzem pouco, nós resolvemos colaborar, apresentando aqui as leis e os resultados que os deputados estaduais vêm produzindo.

A Constituição Federal estabelece aos Estados a chamada "competência residual", ou seja, tudo o que não é da competência da União nem dos Municípios, salvo expressa proibição, pode ser normatizado pelos Estados.

Na prática, o Leo Sales* verificou os temas das 4.664 leis estaduais aprovadas em 2016, por 25 das 27 Assembleias Legislativas brasileiras, classificando-as no gráfico a seguir:

 Foto: Estadão

Fonte: Leo Sales, 2017 - As 4.664 leis estaduais foram analisadas inicialmente por Modelagem de Tópicos. Em seguida, foi selecionada para classificação uma amostragem aleatória de 583 leis, cujo tamanho foi calculado de maneira a garantir 99% de confiança e erro de 5%. Consulte análise na íntegra aqui.

Publicidade

 

Do total de leis aprovadas em 2016, quase 2/3 (exatos 62,9% das leis) poderiam ser criadas por ato ou procedimento administrativo, a partir de critérios objetivos, sem a necessidade do apadrinhamento por um deputado.

Nestas condições, destacam-se, em amarelo, 18,4% de leis relativas à gestão burocrática estatal, à regulação de atividade comercial ou à autorização para compra e alienação de bens públicos. Somadas a (em vermelho):

- 26,8% das leis declarando entidades como de utilidade pública. Até meados de 2014, esta declaração possibilitava às ONGs receber verbas públicas. Mas  tornaram-se desnecessárias com a aprovação do Marco Regulatório do Terceiro Setor em 2015. Ainda assim, os deputados continuam dedicando 30% do seu trabalho para a supérflua declaração de utilidade, via de regra, para as entidades de seus redutos eleitorais.

- 12,7% das leis de criação de datas comemorativas. Como viveríamos sem o Dia dos Quadrinhos, o Dia dos Pais no ES e o Dia do Pesquisador?

- 5% para atribuição de nomes a ruas e viadutos + 2,6% das leis para concessão de títulos a cidadãos. Estas leis costumam homenagear pessoas que prestaram algum serviço relevante à sociedade, marcando, na maioria das vezes, a distinção de classes em cada município ou servindo como pretexto para campanhas eleitorais antecipadas.

Publicidade

Além das leis dispensáveis, a eficiência dos deputados pode ser questionada em outro grupo de aproximadamente 20% de leis (em laranja) nas quais a atuação parlamentar seria fundamental, se:

PUBLICIDADE

- nos 12,2% da legislação tributária e alterações orçamentárias aprovadas nos Estados, os deputados direcionassem adequadamente os recursos públicos para as demandas da sociedade. Mas, comumente, eles limitam-se a destinar emendas parlamentares, deixando de pautar recursos orçamentários para políticas públicas estruturantes;

- em 7,4% das leis destinadas à reestruturação de carreira de servidores, eles evitassem privilégios (Judiciário, por exemplo) e destinassem benefícios alinhados aos interesses da sociedade. Porém, não raramente, os interesses corporativistas prevalecem.

Apenas 15% de leis aprovadas referem-se à regulação de programas ou serviços públicos nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, com potencial de melhorar, de forma direta, a qualidade de vida dos cidadãos.

É necessária cautela ao se avaliar a relevância do legislativo apenas pelas leis aprovadas. Ainda assim, o cenário é preocupante, já que as Assembleias Legislativas dos Estados custam mais de 10 bilhões por ano, quando 63% das suas leis poderiam ser produzidas por processos administrativos simplificados. Enquanto isso, a proposta de reforma da Previdência tentava economizar R$ 5 bilhões em 2018.

Publicidade

Além disso, quase a totalidade das leis é aprovada pelos Colégios de Líderes partidários, em votações simbólicas, num processo decisório centralizado que exclui do debate a sociedade e a grande maioria dos deputados estaduais, nos levando a questionar, inclusive, se o número de deputados e a estrutura de recursos e assessores colocados à disposição de cada deputado estadual são coerentes.

Para agravar, a outra atribuição de extrema relevância dos deputados estaduais, a fiscalização sobre os Governos Estaduais, também não é cumprida a contento. Nenhum governador teve as contas rejeitadas pelas assembleias legislativas nos últimos anos, não obstante as denúncias de irregularidades em contratos, como em SP, em MG e no RJ.

Ninguém ousaria questionar a importância para a democracia da separação dos poderes, dos checks and balances e do papel do legislativo como arena de representação das demandas dos cidadãos. Porém, também é evidente que as Assembleias Legislativas e os mandatos parlamentares, da forma como estão constituídos e operando, estão deixando a desejar.

Se a produção legislativa já não é a principal atribuição das Assembleias Legislativas, muito em função das restritas competências que possuem os Estados, e a fiscalização do Executivo é precária, os Deputados Estaduais precisam ser capazes de explicar o que fazem, para que servem e por que custam tão caro à sociedade.

--

Publicidade

*Escrito em parceria com Leonardo Sales, mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília, com especialização em Machine Learning. Autor do blog Um Novato em Ciência de Dados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.