PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Estratégias eleitorais, marketing político e voto

PT e partido de Russomanno se unem contra PSDB para defender Lula do mensalão

No momento em que o PSDB intensifica os ataques aos petistas na campanha eleitoral por conta do julgamento do mensalão, presidentes dos principais partidos da base aliada assinaram uma nota de desagravo ao ex-presidente Lula.

Por Julia Duailibi
Atualização:

A nota, assinada por Rui Falcão (PT), Eduardo Campos (PSB), Marcos Pereira (PRB), Carlos Lupi (PDT), Valdir Raupp (PMDB) e Renato Rabelo (PCdoB), fala em "práticas golpistas" e tentativa de "transformar em verdade o amontado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação". Trata-se de uma referência à reportagem da revista Veja do final de semana passado, que relaciona o ex-presidente ao mensalão.

O presidente do PSDB, Sergio Guerra, rebateu: "É a maneira que eles encontraram de defender o PT, que vai mal nas pesquisas por todo País".

PUBLICIDADE

 

Veja abaixo a nota:

O PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB, representados pelos seus presidentes nacionais, repudiam de forma veemente a ação de dirigentes do PSDB, DEM e PPS que, em nota, tentaram comprometer a honra e a dignidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Valendo-se de fantasiosa matéria veiculada pela Revista Veja, pretendem transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação.

As forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova.

O gesto é fruto do desespero diante das derrotas seguidamente infligidas a eles pelo eleitorado brasileiro. Impotentes, tentam fazer política à margem do processo eleitoral, base e fundamento da democracia representativa, que não hesitam em golpear sempre que seus interesses são contrariados.

Assim foi em 1954, quando inventaram um "mar de lama" para afastar Getúlio Vargas. Assim foi em 1964, quando derrubaram Jango para levar o País a 21 anos de ditadura. O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda, incorporando à cidadania milhões de brasileiros marginalizados, e buscou inserção soberana na cena global, após anos de submissão a interesses externos.

Os partidos da oposição tentam apenas confundir a opinião pública. Quando pressionam a mais alta Corte do País, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula .

A mesquinharia será, mais uma vez, rejeitada pelo povo.  

Rui Falcão, PT

Publicidade

Eduardo Campos, PSB

Valdir Raupp, PMDB

Renato Rabelo, PCdoB

Carlos Lupi, PDT

Marcos Pereira, PRB

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.