1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Kassab, Alckmin e o PT

segunda-feira 15/10/12

A despeito do apoio ao tucano José Serra, em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) tem atuado na costura de alianças com o PT no segundo turno da eleição em cidades paulistas. Na quinta-feira passada, o presidente do PT estadual, Edinho Silva, e o prefeito paulistano fecharam a aliança em torno da campanha de Dárcy […]

A despeito do apoio ao tucano José Serra, em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) tem atuado na costura de alianças com o PT no segundo turno da eleição em cidades paulistas. Na quinta-feira passada, o presidente do PT estadual, Edinho Silva, e o prefeito paulistano fecharam a aliança em torno da campanha de Dárcy Vera (PSD) em Ribeirão Preto. O PT local vai apoiar a reeleição da prefeita.

Em outras cidades estratégicas do Estado, como Campinas, os dois partidos já deram a largada juntos: o candidato a prefeito é do PT, Marcio Pochmann, e tem como vice o PSD. No segundo turno, o adversário, Jonas Donizette (PSB), é apoiado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A aliança com Serra em São Paulo atrasou os planos de Kassab, presidente do PSD, de mergulhar na base governista da presidente Dilma Rousseff (PT). O prefeito pretendia apoiar o candidato do PT na capital já no primeiro turno, mas abandonou os planos depois que Serra resolveu entrar na disputa. Deve, no entanto, indicar um ministro para a equipe de Dilma assim que acabar a eleição – criado no ano passado, o PSD hoje é a 4ª maior força do Congresso.

Apesar de estarem no mesmo palanque na capital paulista, Alckmin e Kassab disputam espaço político pelo Estado de São Paulo. Os dois são cotados para disputar o Palácio dos Bandeirantes em 2014.