Foto do(a) blog

Estratégias eleitorais, marketing político e voto

Após ação de Alckmin, tucano desiste de disputar reeleição

Depois de pressionado pelo governador Geraldo Alckmin, o presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias, retirou a candidatura à reeleição no partido. O deputado Duarte Nogueira, que conta com o apoio de Alckmin e de José Serra, deverá ser o novo presidente da legenda em São Paulo. O anúncio de Tobias foi feito por meio de uma carta enviada a filiados na tarde de hoje. Amanhã, ele deve se encontrar Nogueira para discutir os outros cargos da direção estadual do partido, que será eleita no próximo dia 5.

PUBLICIDADE

Por Julia Duailibi
Atualização:

Leia abaixo a carta.

 

PUBLICIDADE

Caro (a)

Há dois anos aceitei o desafio de presidir o PSDB de São Paulo com o objetivo maior de atender os seus anseios, militante do PSDB, e contribuir para trazer ao centro das discussões o reflexo de sua vontade. Penso que, passado este período, cumpri meu compromisso com a militância que me elegeu e a quem devo satisfação das ações feitas e das decisões tomadas a partir de agora. 

Me orgulho de, neste mandato, ter dado transparência às decisões do partido abrindo as portas das reuniões da Executiva aos militantes que delas quisessem participar e democratizando as decisões partidárias. Restabelecemos o poder das coordenadorias regionais e conseguimos uma vitória expressiva nas últimas eleições aumentando o número de eleitores administrados pelo partido, além de termos elegido o maior número de prefeitos e de vereadores no Estado.

Tivemos a iniciativa e a coragem de instituir as prévias, em especial na cidade de São Paulo, para que se devolvesse o poder de escolha de nossos representantes a quem de direito: os militantes do PSDB, cujos esforços e comprometimento com o partido não devem ser reconhecidos e estimulados apenas durante o período eleitoral. Reconhecemos nesta iniciativa um marco na história do partido em São Paulo.

Publicidade

Realizamos o Congresso Estadual do PSDB-SP e, após três meses de trabalho incansável e de escuta ativa da vontade de nossos filiados, concluímos uma série de propostas, feitas e votadas pela militância, para que sejam encaminhas e discutidas em âmbito nacional.

Desde o dia de minha posse como presidente do Diretório Estadual de São Paulo assumi o compromisso de que a eleição do próximo condutor do partido seria feita de forma direta, por você. Trabalhei incansavelmente neste sentido, colocando a proposta em análise e votação no nosso Congresso. Apesar de aprovada, inclusive com moção para que fosse realizada a partir da eleição de 5 de maio, o Diretório Nacional entendeu que não seria este o momento ideal para que implantássemos a iniciativa.

Entendo que a política partidária é mais que disputar, ganhar ou perder. É preciso entender os sinais provenientes de todas as forças e decidir com desprendimento e levando em consideração as consequências para a coletividade. Que pese todo o apoio que recebi e recebo de nossa militância, decidi abrir mão da reeleição, deixando espaço para a composição e o entendimento.

Me retiro da condição de dirigente na qual a militância me colocou para retomar a batalha ombro a ombro, lado a lado com você, sem perder jamais o objetivo maior de trabalhar por uma sociedade mais justa, democrática e por um PSDB ainda maior.

Obrigado, companheiro (a). A luta continua!

Publicidade

Dep. Pedro Tobias

Presidente do PSDB-SP 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.