Foto do(a) blog

O que está em jogo na política

Sete Notas Rápidas sobre a deterioração da Política Brasileira

PUBLICIDADE

Por José Álvaro Moisés
Atualização:

1 â?? O governo Dilma Rousseff está conseguindo fazer a lamentável proeza de tentar impedir â?? afim de se defender das severas acusações que pesam sobre ele, agravadas agora pelos depoimentos do senador Delcídio do Amaral â?? que o Congresso passe a limpo o nefasto desempenho deste predador da democracia chamado Eduardo Cunha. Meses atrás esses atores se engalfinhavam, trocando acusações que visavam um desqualificar o outro. Agora conseguiram se desqualificar mutuamente ao se apoiarem, um para evitar a cassação do seu mandato, a outra para fugir do risco do impeachment, mas ambos virando as costas para as exigências de decoro e de transparência que faz a sociedade brasileira. No fundo ambos se merecem! O ônus, contudo, é da democracia brasileira.

PUBLICIDADE

2 â?? O governo Dilma decidiu agir segundo a lógica etico-moral do deputado Eduardo Cunha, eles se igualaram pelo desempenho, mas a repercussão para a vida política é pura deterioração da legitimidade da democracia, verdadeiro lixo sobre a vida política.

3 â?? A incapacidade de dialogo revelada pelo governo Alckmin e a decisão de tratar as ocupações de escolas com repressão policial são provas claras de uma política conservadora e antidemocrática que vai ter repercussão na pretensão do governador de disputar a presidência da Republica pelo PSDB. O governador de São Paulo perdeu, nesse episódio, uma excelente oportunidade de mostrar ao país que o PSDB pode fazer alguma diferença na política brasileira. Pena para ele e para o seu partido, lastimável!

4 â?? É assim que atores políticos perdem a autoridade política e moral necessária para alçarem voos mais ousados. Quem aspira a desempenhar papeis mais importantes e estratégicos na política do país têm de ter grandeza diante dos conflitos inevitáveis e próprios da democracia, e não se apequenar diante deles. Lamentável, e alguém tem de ter a coragem de dizer que o rei está nuâ?¦

5 â?? â?¦ quem governa â?? e quer dirigir a sociedade â?? não pode sucumbir ao rebaixamento da política, e aceitar a desqualificação do debate. Isso é próprio das cabeças autoritárias, ainda que se digam democráticas. Os efeitos vão vir com o tempo, quem viver veráâ?¦

Publicidade

6 â?? Acertar na mosca neste caso significa ter humildade para reconhecer que um governo supostamente moderno e democrático perdeu a oportunidade de dar um exemplo de capacidade de diálogo; foi uma fuga para o passado, quando ações de governo não precisavam estar apoiadas em uma justificativa ética e moral, de defesa do interesse publico e de consideração aos interesses e preferências dos governados.

7 â?? Só resta lamentar essa sucessão de atos e fatos que deterioram a democracia brasileira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.