Estratégia e tom crítico dão dianteira a Aécio

A dianteira do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em relação ao ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE), registrada na pesquisa mais recente, do instituto Datafolha, não tem causa apenas na maior exposição televisiva do mineiro, mas também na linha crítica mais contundente adotada.

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

É um dado importante, porque não reduz apenas a uma maior visibilidade o desafio de Campos para reduzir a diferença em relação ao concorrente, mas também à percepção pública de um discurso mais crítico ao governo do que tem feito até agora.

PUBLICIDADE

Não tem faltado conteúdo crítico ao PSB, porém ele tem sido mais esparso e dividido  entre o candidato do partido e a vice, Marina Silva, algumas vezes exibindo diferenças de tom e de visão do processo - seja nos conteúdos ou nas prioridades.

Além disso, as críticas da dupla são intercaladas pela discussão pública das diferenças entre ambos, que refletem a dificuldades de unidade entre os partidos que representam - o PSB e a Rede.

Esse debate interno está refletido também na formação das alianças, com indiscutível efeito retardatário no ritmo de execução do roteiro mais objetivo da campanha.

O crescimento de Aécio nas pesquisas acentuou a dispersão: o alvo principal do PSB deixou de ser a presidente Dilma e passou a ser o concorrente , que deveria permanecer mais tempo nessa condição antes de receber o tratamento de adversário.

Publicidade

Aécio conseguiu cumprir um roteiro traçado ainda no ano passado, que começava pela construção da unidade interna no partido, até chegar à sua presidência, ganhando legitimidade para conduzir pessoalmente as alianças e acordos regionais.

Em seguida, sem interromper a costura política, cuidou de dar a partida na segunda etapa, a da busca por maior visibilidade, ganhando a cena como protagonista da CPI da Petrobrás, que colocou o governo na defensiva, pagando o custo eleitoral de evitar a investigação.

Pelo menos aparentemente, Campos seguiu outra rota e ainda parece atrelado às questões internas que envolvem seu partido e a Rede e com o foco nos chamados diálogos com segmentos sociais, uma etapa talvez mais apropriada na fase de campo da campanha formal.

Sua discrição no debate da CPI permanece, mesmo com o calor que tomou conta do Congresso. Certamente é uma postura determinada pela conveniência de não se indispor, além da conta, com o eleitorado petista que poderá vir a apoiá-lo numa eventual disputa de segundo turno com ou sem Dilma.

A unidade interna alcançada por Aécio ainda é distante no PSB com a Rede e, certamente, interfere na construção da narrativa crítica ao governo. Desde o rompante de Marina contra o agronegócio, sucedem-se os desencontros entre ela e Campos, sempre contornado por frases de efeito que remetem ao princípio programático que deve idealmente reger a aliança entre ambos.

Publicidade

Mais recentemente, Marina divergiu de Campos em relação à autonomia do Banco Central, algo que deveria merecer debate interno antes de qualquer manifestação pública de um e de outro. Na sequência, a entrevista da ex-senadora prevendo a derrota de Aécio, se for ao segundo turno, foi além do tom ideal.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Nos últimos dias, a vice de Campos tem se empenhado em questionar as alianças desenhadas pelo companheiro de chapa, a partir da estratégia que considera mais adequada à Rede, desconhecendo que seu partido ainda é futuro, o que torna abstrata qualquer proposta para as eleições deste ano, que contemple o interesse da legenda ainda em formação. A Rede parece priorizar a estratégia de fazer do PSB seu cavalo de Tróia sobre o melhor roteiro para a vitória.

Nesse contexto, perdeu o constrangimento de investir contra a aliança mais estratégica de Campos e Aécio, a que preserva ambos em seus estados - Pernambuco e Minas, respectivamente -, para defender o lançamento de um filiado da Rede reconhecidamente de pouco ou nenhum poder competitivo.

Da mesma forma vetou a aliança entre Campos e o PSDB paulista, apesar da historicidade que a fez consolidada muito antes do surgimento da aliança Rede/PSB. A contundência de Marina nas declarações de veto ao PSDB, começa a ficar maior que o tom de sua crítica ao PT.

Quando surpreenderam o meio político e o país com o anúncio de uma aliança, Campos e Marina concentraram as críticas do PT. Uma delas, que dissimulava a preocupação dos petistas com uma candidatura dissidente, de perfil à esquerda, apostava na precipitação da disputa entre os dois ex-governadores assim que o primeiro crescesse nas pesquisas.

Publicidade

Àquela época, a aposta do PT foi interpretada mais como desejo do que realidade provável, leitura retirada da ênfase com a qual Marina Silva, principalmente, lançou como objetivo central da aliança interromper o longo ciclo do PT no poder.

O discurso visava a garantir que as diferenças entre a Rede e o PSB se submeteriam a essa causa maior, conteúdo estendido por Aécio e Campos ao pacto de não agressão que o faziam concorrentes numa primeira etapa e adversários no segundo tempo, momentos que seriam determinados pela evolução das campanhas.

A passagem de um momento para outro seria precedida, naturalmente, de uma nova rodada de conversas para avaliar a conjuntura. Não foi o que aconteceu, com o PSB interrompendo unilateralmente a convivência amistosa, fazendo valer a previsão/desejo do PT.

É verdade que o desenho de polarização da campanha entre PSDB e PT ganhou nitidez pontual com o crescimento do primeiro nas pesquisas, mas a reação do PSB desconsiderou seu potencial de crescimento que ainda não deslanchou por circunstâncias que parecem mais vinculadas a erros estratégicos na condução da pré-campanha.

O PSB aposta possivelmente na avaliação de que a migração dos eleitores do PSDB para Campos, num eventual segundo turno entre ele e Dilma, é mais que certa, garantida, e que o mesmo não ocorrerá se o senador mineiro for o adversário da presidente, com relação aos votos dos petistas desencantados.

Publicidade

É raciocínio válido, mas desvinculado do timing  para a desconexão com Aécio antes do primeiro turno. A investida contra o PSDB parece precipitada e capaz de beneficiar nessa fase da campanha apenas o PT.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.