Requião, um surto programado para não responder sobre dupla remuneração

Mais que a agressão ao repórter pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), assusta o elogio que mereceu do presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP) pelo feito. "Trata-se de um cavalheiro".

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

De Requião nada surpreende - sua biografia não registra méritos políticos ou administrativos, só escândalos do gênero.

PUBLICIDADE

Sua  gestão no governo do Paraná foi caracterizada por atos de nepotismo explícito, propaganda pessoal com estrutura pública e permanente clima de tensão com a imprensa.

Se vale do estilo do velho coronel da política, intimidatório e polêmico, uma estratégia para fugir aos questionamentos que recebe ao longo do exercício de mandatos.

Nesse momento, a fuga é ao tema de sua renda como ex-governador, uma aposentadoria precoce, que lhe garanteuma dupla remuneração pelo erário - no que, diga-se a bem da verdade, não está só.

Por isso mesmo, o silêncio dos colegas em relação ao seu comportamento.

Publicidade

O senador furtou um gravador, não há outro termo para  qualificar seu ato. Devolveu-o, mas não o chip do qual se apropriou com as gravações de um profissional.

Deu publicidade a seu ato afastando qualquer possibilidade de arrependimento.

Um cidadão sem mandato e sem proteção parlamentar estaria preso numa situação análoga.

É mais inacreditável a mensagem que postou no twitter, pela prova que representa do ato pensado e reafirmado, fruto não de um rompante emocional (o que não o justificaria), mas de uma soberba que o faz sentir-se acima do bem e do mal.

Requião reflete o conceito que  a maioria de políticos e autoridades têm da missão pública: não a de servir ao país, mas dele servir-se.

Publicidade

Como recentemente fez o deputado Pedro Novaes, (PDB-MA), que repassou à Câmara suas despesas num motel. Foi premiado com o ministério do Turismo.

Pior que ao invés de perder o respeito de seus pares, terá deles um temor reverencial - e, não é exagero dizer,a julgar por ontem - também físico.

Mas o respeito do eleitor e cidadão ele perde, assim como o parlamento vem perdendo há muito tempo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.