PUBLICIDADE

PMDB perde uma vaga do Senado para o PSDB

O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), investe na vinda do mineiro Clésio Andrade (PR) para a bancada. A mudança depende de um desfecho amigável do impasse de Clésio com o secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto.

Por João Bosco Rabello
Atualização:

Clésio e Valdemar já vinham em rota de colisão antes da crise no ministério dos Transportes que defenestrou o PR do governo. Com o episódio, o atrito entre ambos aumentou: Valdemar foi acusado de pagar um mensalão à bancada na Câmara sobre a qual exerce um comando exclusivo.

PUBLICIDADE

Renan conta com a chegada de Clésio para preencher a vaga deixada com a saída de Wilson Santiago (PMDB-PB). Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), Santiago terá de ceder o lugar para o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que tomará posse com o adiamento da vigência da Lei da Ficha Limpa

O PMDB tem 19 senadores, mas Renan não controla o chamado G8, formado por oito senadores independentes. A saída de Santiago faz com que o líder perca não apenas um membro da bancada, mas um de seus aliados fieis.

Em compensação, o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), comemora a chegada de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que eleva o número da bancada tucana para 10. Um a mais para avalizar as ações da oposição, como requerimentos de CPI.

No momento, Dias conta com Cássio para assinar requerimento para dar urgência à regulamentação da Emenda 29 - a que amplia os gastos com saúde de 7 para 10% -, que o governo preferia que andasse devagar no Senado. Dias precisa do aval de 41 senadores. Waldemir Moka (MS), do PMDB, já prometeu que assina.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.