PUBLICIDADE

Pacto: só princípios não neutralizam ruas

Os enunciados do pacto político proposto pela presidente Dilma Rousseff a governadores e prefeitos evidenciam erros próprios da pressa com que foram alinhavados, na esteira das manifestações de rua das últimas semanas. À exceção do plebiscito pela reforma política, de inspiração do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), a pauta, por si só, não sugere consistência para uma trégua.

Por João Bosco Rabello
Atualização:

A começar pelo pacto de responsabilidade fiscal, cujos efeitos para a economia só serão objetivos se o forem igualmente os pontos que determinarão sua abrangência e sinceridade. Dito como foi, tem efeito zero, até porque foi o governo federal que mais flertou com a flexibilização do princípio, assim como o fez com a inflação, além de negligenciar o alerta sobre a necessidade de reduzir a desconfiança do mercado.

PUBLICIDADE

O governo parece também alheio à ineficiência da gestão como causa a impulsionar o movimento. É o que sugere a proposta de mais médicos estrangeiros dissociada da melhoria das condições dos hospitais, reclamação maior e recorrente dos médicos brasileiros e dos pacientes. Ou a transformação da corrupção em crime hediondo.

Esta última é mais do mesmo: à falta de punição responde-se com mais legislação. O próprio partido do governo recusa-se a aceitar julgamento do Supremo Tribunal Federal que condenou alguns de seus dirigentes e faz do Congresso Nacional trincheira para desmoralizar a sentença. Adiantaria, nesse caso, aumentar as penas?

Ao caos do transporte responde-se com promessa de mais recursos e desonerações no setor (é bom lembrar que os manifestantes querem a desoneração do passageiro). Mais dinheiro sempre ajuda, mas não chegará ao necessário se não houver um pacto pelo fim das relações promíscuas entre partidos políticos e o setor dos transportes - este, tradicional financiador de campanhas, especialmente pela via do caixa-dois, o que lhe garante a condição de fornecedor blindado a cobranças das administrações que ajudou a eleger.

Por ora, é compreensível que a pauta seja de princípios, mas terá que haver, com alguma rapidez, detalhamento, fases de desenvolvimento e cronologia. Abertos ao acompanhamento.

Publicidade

É hora, afinal, de um padrão privado de gestão, que não se alcança com a base do partido do governo empenhada no populismo da meia entrada cultural, um socialismo com dinheiro privado, enquanto negligencia os serviços devidos ao contribuinte.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.