PUBLICIDADE

Miro sobre sessão secreta: "Vai vazar tudo"

 Em meio à polêmica sobre a limitação do acesso aos documentos  da CPI do Cachoeira, a decisão de ouvir o delegado responsável pela Operação Vegas em sessão fechada , há pouco, dividiu a comissão e gerou protestos de parlamentares.

Por João Bosco Rabello
Atualização:

Por 17 votos a 11, a maioria da CPI decidiu vetar o acesso da imprensa e do público em geral ao depoimento do delegado Raul Alexandre Marques, que conduziu as investigações da Operação Vegas.

PUBLICIDADE

Ele começou a ser ouvido por volta das 16 horas, em reunião restrita aos integrantes (titulares e suplentes) e técnicos da CPI. Os jornalistas e espectadores foram conduzidos para fora da sala pelos agentes da polícia legislativa.

A Operação Vegas da Polícia Federal é considerada a "mãe" da Operação Monte Carlo, que levou à prisão do contraventor Carlos Cachoeira no dia 29 de fevereiro. Os autos da operação, que correm em segredo de justiça, foram encaminhados à CPI na semana passada. Digitalizados, foram disponibilidades para consulta dos integrantes da CPI na "sala-cofre" da comissão. 

No entanto, a maior parte do inquérito já se encontra disponível em diversos sites da internet. Por isso, a preocupação em ouvir o delegado reservadamente virou alvo de crítica dos integrantes da comissão. "É um inquérito sigiloso de informações notórias", ironizou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) foi mais longe. Ao microfone disse durante a fase aberta da sessão: "Quero comunicar que tudo que vai ser aqui falado vai ser vazado", anunciou.

Publicidade

O PT, na contramão de sua história, defendeu o sigilo através do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), sob o pretexto de preservar a investigação. "As revelações do delegado à comissão, se vazarem, podem prejudicar a continuidade da investigação", alegou. 

Estão previstos para a próxima quinta-feira (10) os depoimentos do delegado Matheus Rodrigues e dos procuradores da República Daniel Salagado e Léa Batista, responsáveis pela Operação Monte Carlo. A expectativa, apesar da polêmica, é de que também sejam ouvidos em reunião fechada da comissão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.