1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Presidente Médici: defendendo o Brasil

quarta-feira 09/10/13

Por Eder Brito Presidente Médici continua defendendo o Brasil. O nome aqui, na verdade, não se refere a Emílio Garrastazu, o 28º presidente do país, um dos mais “linha-dura” durante o Regime Militar. A denominação é uma homenagem ao falecido General, nome escolhido para o município de Rondônia que foi fundado em junho de 1981, […]

Por Eder Brito

Presidente Médici continua defendendo o Brasil. O nome aqui, na verdade, não se refere a Emílio Garrastazu, o 28º presidente do país, um dos mais “linha-dura” durante o Regime Militar. A denominação é uma homenagem ao falecido General, nome escolhido para o município de Rondônia que foi fundado em junho de 1981, apenas sete anos após o final do mandato de Médici, ainda durante a Ditadura.

A história da defesa, no entanto, é séria: o município está na região do país chamada de Calha Norte, uma extensão de terra de 160 quilômetros de largura ao longo de 6,5 mil quilômetros de fronteiras com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia. A área abrange 194 municípios, 95 deles em região de fronteira. A boa notícia: há muito dinheiro público disponível para construção de hospitais, escolas, recapeamento de ruas e outras necessidades públicas básicas. E tudo isso com dinheiro do Ministério… da Defesa.

O programa Calha Norte foi criado em 1985, logo nos primeiros meses do Governo Sarney, ainda com um “resquício” do jeito militar de planejar políticas públicas. Quando Sarney lançou, a ideia era fortalecer a presença nacional ao longo da fronteira amazônica, considerada um ponto vulnerável do país. A ideia agora, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa de hoje, é contribuir com o desenvolvimento e com a soberania regional.Na vertente “desenvolvimento”, o programa emprega recursos oriundos de emendas parlamentares.

Atualmente, a Prefeitura de Presidente Médici está nas mãos do PT. Maria de Lourdes Dantas Alves assumiu o governo municipal no dia 1º de janeiro. No passado recente, os antecessores da Prefeita viabilizaram reformas e obras públicas, tudo graças ao programa coordenado pelas Forças Armadas do país. Este ano, até pista de skate será possível construir com a verba do Ministério da Defesa. Segundo o Portal da Transparência, 300 mil reais foram liberados para a Prefeitura no último mês de dezembro para a construção do Skate Park. Resta saber se os outros 194 municípios da Calha Norte e seus deputados federais estão cientes da chance de utilizar estes recursos.

Médici morreu em 1985 e talvez nem ele vislumbrasse um programa federal com tamanha durabilidade: já são 28 anos. Teve tempo de ver apenas a homenagem em forma de município. Há ainda um segundo Presidente Médici no país. A cidade fica no Maranhão, a 400 quilômetros da capital São Luís. Faz fronteira apenas com outros poucos municípios maranhenses e fica mais perto do mar do que dos vizinhos sul-americanos. Por lá, a Prefeitura vai ter que se contentar com dinheiro do Ministério da Educação para fazer escolas e verba do Ministério da Saúde se quiser fazer mais hospitais.