PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Crônicas sobre política municipal. Cultura brasileira local sob olhar provocativo | Colaboradores: Eder Brito, Camila Tuchlinski, Marcos Silveira e Patricia Tavares.

Pilão socador de dignidade

O desenho territorial da Bahia parece um mapa do Brasil 'diagonalizado', e se você aceitar essa interpretação de quem tirou 0,9 ponto na prova de Geografia da segunda fase da FUVEST de janeiro de 1993 é possível afirmar que Pilão Arcado estaria ali pelo "Pará baiano", pelo "Amapá baiano" ou pelo norte do "Amazonas baiano". Deu pra entender? Eu quero dizer: no limite. No norte, na fronteira com o sul do Piauí. Para "aqueles lados", visto por quem mora "desses lados" - sem qualquer conotação diferente de algo inspirado exclusivamente pela distância geográfica - a política e a gestão pública seguem um padrão aparentemente homogêneo. É o modo Brasil de ser, inspirado por compromissos distribuídos em público e esquecidos nas órbitas mais íntimas do poder. Inspirado por ações do quase monárquico poder federal, que a todos auxilia, mas não parece ter braços para contribuir na hora combinada, ou não deseja fazê-lo, tornando-se refém de um modo de ser difícil de ser aceito por quem sonha com algo digno para o país.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

Pilão Arcado, assim, é mais uma cidade brasileira a receber placa bela e imensa de obras federais. A receber a propaganda para marcar presença, disfarçada de prestação de contas em mais uma iniciativa milagrosa do tal PAC, de quem Dilma é mãe, Lula é pai, e o casal não cansa de ter novos filhos - PAC 1, PAC 2, PAC 3 etc. Uma placa verde reluzente, conforme ilustra foto do blog do Lucas Nunes. Na imagem é nítido o prazo para a conclusão de "implantação do sistema de esgotamento sanitário": "Término da obra: 28/09/2013". Mas há quem diga que a promessa venha desde 2007, ou seja, é antiga e já deveria ter tido fim. Compromissos sobre a entrega da obra, com data e tudo, já foram vários. O mais recente deles, determinado em termo assinado na Câmara dos Vereadores local, era 20 de março de 2014, mas o município está todo esburacado e nada de terminar a intervenção.

 

PUBLICIDADE

Ainda em fevereiro de 2013 o blog "Falando pelo Tempo" relatou a cobrança de vereadores da cidade ao CODEVASF - órgão público ligado ao Ministério da Integração Nacional e responsável pela empreitada. O problema, no entanto, é que as empresas que iniciaram o projeto abandonaram esta e outra dezena de ações semelhantes na região. É isso mesmo, mas ainda assim aparecem em listas de doações de campanhas pelo país. Quem sabe seria esse o modo de conquistar novos espaços, frustrando expectativas?

 

Difícil dizer. O fato é que cansados dos atrasos as cobranças têm se intensificado. O prazo de dezembro de 2013 também existiu, e foi deixado para trás. A empresa que venceu a nova licitação em 2012, por enquanto, está lá. Lá está também a placa. Está? Se foi retirada por não estampar a realidade, desperdiçando recurso público, que fique claro que no canto superior esquerdo, no espaço que os designers chamam de "golden point", está a logomarca do governo federal: "BRASIL - país rico é país sem pobreza". Respostas a tudo isso o blog do Perez nos deu, falando de nossa pobreza de espírito. Um de seus posts descreve reportagem da TV Record na cidade, sob um tema bem interessante: "Laranjas do Sertão", ilustrando como a corrupção massacra a vida das pessoas, agindo como um pilão capaz de socar a dignidade, os direitos e o bem estar em fenômeno que infelizmente, o blog resume bem: Pilão Arcado, onde parece que moemos cotidianamente a vida dos brasileiros, é um "espelho de muitos municípios brasileiros".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.