Foto do(a) blog

Crônicas sobre política municipal. Cultura brasileira local sob olhar provocativo | Colaboradores: Eder Brito, Camila Tuchlinski, Marcos Silveira e Patricia Tavares.

O curioso caso da cidade que elegeu TODOS os candidatos!

As eleições municipais de 2016 estão repletas de curiosidades. Uma delas: 97 cidades brasileiras tiveram apenas um candidato para a Prefeitura. Em Lucrécia, no sertão do Rio Grande do Norte, a situação pitoresca vai além: apenas uma pessoa concorreu ao cargo e nove disputaram vagas para as nove cadeiras da Câmara Municipal. Ou seja, apenas se não votassem em si ou se morressem não conseguiriam ser eleitos.

PUBLICIDADE

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

No pleito do último domingo, Lucrécia elegeu todos os candidatos! E o DEM se deu bem. Conseguiu três vagas com Edson Soares, Josimar e Edilma Soares. O segundo partido que 'mais conquistou votos' oi o PTN, com Didi Soldado e Joilma. Os outros vereadores são: Robertão, do Solidariedade, Lindalice, do PP, Hélio, do PR, e Bobó, do PMDB. Dos nove candidatos, seis foram reeleitos.

PUBLICIDADE

A lei eleitoral fala que, em casos como o da cidade de Lucrécia, para ser eleito, basta que o candidato obtenha pelo menos um voto. Sendo assim, se cada um votou em si, já faturou a disputa. Se é que podemos usar essa palavra, né?

Um vereador de lá recebe um salário de R$ 2,8 mil. O de prefeito é de R$ 9 mil. Após oito anos no mandato, o prefeito Walter Araújo (PSB) deu lugar à professora Conceição Duarte, do Democratas. A eleita disse que, mesmo sendo candidata única, fez campanha de rua e conseguiu uma boa votação. De acordo com o site do TSE, a eleita teve 2.316 votos; a cidade tem 3.265 eleitores aptos.

O site do Tribunal Superior Eleitoral é pura diversão, para quem gosta de números, claro. E como sou dessas, prometo trazer mais curiosidades dessas eleições municipais nas próximas postagens aqui no BLOG DO DANTAS. Se você tiver interesse em acompanhar o resultado da sua cidade, com todos os pormenores, acesse o site http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.