PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Voto não tem preço, tem consequência

Por Leonardo Pio da Silva Campos
Atualização:
Leonardo Campos. Foto: Andrea Lobo

Neste domingo (2), 2.269.010 eleitores mato-grossenses estarão aptos a contribuir para o futuro dos nossos 141 municípios. Governador, prefeitos, juízes, advogados, donas de casa, professores, estudantes, todas as pessoas terão o mesmo peso, o mesmo poder de decisão e, portanto, a mesma responsabilidade.

PUBLICIDADE

Foi pouco mais de um mês para analisar, fiscalizar, denunciar e tomar a decisão final para escolher aquele que merece a representar a população e o município nos próximos quatros anos. É imprescindível ressaltar que aquele que escolhe o caminho da corrupção, da falta de compromisso com o bem público, só terá vez se, antes, for escolhido por nós.

Por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) não teve medo de tocar uma canção batendo sempre na mesma tecla: voto não tem preço, tem consequência.

Estamos nos aproximando dos 300 anos de Cuiabá e uma capital tricentenária merece chegar a este marco com muitos motivos para comemorar. E da mesma forma os demais municípios, que ano após ano esperam crescer com prosperidade. Mas isso só será possível se, desde já, fizermos as escolhas certas e, depois da primeira escolha, nos mantivermos firmes nos propósito de fiscalizar e denunciar.

Cumprimos nosso papel de, como advogados da sociedade, informar, orientar. Realizamos palestras para equipes de campanha e candidatos sobre a legislação eleitoral, lançamos o aplicativo Eleitor Fiscal, que chegou às mãos de mais de 2 mil pessoas em todo o país e também trouxemos os candidatos às prefeituras de diversas cidades discutindo propostas nos debates realizado em Cuiabá e em várias subseções no estado.

Publicidade

Conclamamos a participação da população no processo de escolha e de fiscalização, mas neste domingo, o que queremos de cada um dos eleitores é que tenham a consciência de que os 15 segundos em frente à urna terão consequências, não por mais 15 ou 30 segundos e sim por, pelo menos, quatro anos.

O futuro de Mato Grosso está em nossas as mãos. As escolhas que fizermos agora ditarão as regras que seguiremos amanhã. Domingo é dia de votar, mas lembre-se, voto não tem preço, tem consequência.

Leonardo Pio da Silva Campos é presidente da OAB-MT

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.