Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Vão perceber que podem contar histórias mal arrumadas', diz principal negociador da força-tarefa

Procurador Carlos Lima critica falta de visão negocial e alerta sobre risco de polícia virar segunda porta para desesperados que não conseguiram benefício com Ministério Público

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Ricardo Brandt , Fausto Macedo , Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:
Carlos Fernando do Santos Lima. Foto: Rodolfo Buhrer/Estadão

Estadão: Como o sr. vê essa possibilidade de o Supremo negar a ação movida pela PGR e liberar a polícia para fazer delações?

PUBLICIDADE

Carlos Fernando do Santos Lima: O que pode estar em votação é muito mais do que isso, não só se a PF pode fazer autonomamente acordos de colaboração. Mesmo porque qualquer acordos de colaboração dela apresentados ao juízo para homologação terão que passar pelo Ministério Público. Portanto, nunca vai deixar de haver o Ministério Público participando do processo.

O que me preocupa bastante é que não se compreenda o caráter negocial da colaboração. A colaboração é um ato da qual o Estado através do Ministério Público comparece para negociar um benefício em troca da melhor informação possível sobre coautores dos crimes, sobre pessoas envolvidas nas organizações criminosas etc. A segurança e a boa-fé desse acordo exigem que seja respeitados os termos da pena negociada. Isso já foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal no caso Joesley Batista, da JBS. Muitos dos ministros enfatizaram o princípio da boa-fé.

Estadão: A PF não pode fazer esse tipo de negociação?

Publicidade

Carlos Lima: O que a PF está querendo fazer, ela não negocia benefícios, ela transfere para o Judiciário, ao final a análise se dá ou não os limites desse benefícios. Isso tira completamente o caráter negocial do acordo. E isso traz uma insegurança jurídica muito grande para o próprio colaborador. Isso vai diminuir o número de pessoas que vão vir espontaneamente colaborar. Só vão colaborar pessoas nesse modelos quem estiver desesperadas como Marcos Valério e Duda Mendonça, que tiveram seus acordos negados pelo Ministério Público.

Quando procura o MP você sabe o que vai receber ao final, com o acordo com a PF, nem sequer se sabe qual vai ser o benefício final. Me preocupa muito que o Supremo permita esse tipo de atitude porque traz o juiz para dentro do processo de negociação, do qual o juiz é expressamente excluído.

Estadão: Muitos réus têm buscado benefício da redução de pena direto com o juiz, isso já não substitui a delação?

Carlos Lima: Não é uma colaboração dentro da lei de colaborações. É apenas o benefício que a pessoa recebe que confessa e alguns benefícios são previstos em lei.

A colaboração é um ato negocial, ela envolve a desestruturação de uma organização criminosa. Precisamos ter fato não sobre a conduta da pessoa, mas sobre a conduta de toda a organização. Todos os fatos que a pessoa tem conhecimento.

Publicidade

A PF até hoje tem demonstrado uma visão limitada do problema, ela se preocupa com seu inquérito e seu problema específico. O Ministério Público tem uma visão mais global da investigação e de todas as suas derivações. Nós não aceitamos versões parciais.

Estadão: Delações como a de Marcos Valério e Duda Mendonça devem ser homologadas?

Carlos Lima: O que Marcos Valério traz é insuficiente para fazer acordo.

O que vai acontecer é que as pessoas vão começar a ganhar acordos e perceber que podem começar a contar histórias mal arrumadas. Agora vamos ter uma série de meias verdades, meias confissões, meias entregas de fatos e documentos endossados pela PF.

Estadão: Deve se esperar uma corrida por acordos com a PF, se o Supremo rejeitar a ADI?

Publicidade

Carlos Lima: Fechada a porta do Ministério Público, pelas exigências, eles vão buscar a segunda porta. Isso é contra o interesse público, de atingir o melhor resultado.

Nós temos uma experiência aqui em Curitiba que foi o acordo da doleira Nelma Kodama. A Polícia Federal fez um acordo sem que estivéssemos presentes e depois o doutor Sérgio Moro permitiu que houvesse uma renegociação com a nossa participação e foi feito um outro acordo. Se comparar o acordo original e o feito com a participação do Ministério Público é visível a diferença de qualidade e nível de informação e elementos.

A PF vai ser a segunda porta, a lanterna dos afagados. Quando as pessoas virem que vão se afogar elas vão correr e infelizmente vão receber algo já negado pelo Ministério Público.

Publicidade

Segundo que essa forma de deferir ao juízo torna o juiz nosso sistema deveria ser aproximar do sistema acusatório, o juiz acusatório. O juiz é inerte, e ele fica ao final, ele analisa se a pessoa cumpriu o acordo ou não.

Um equivoco da PF é que o acordo não se encerra na sua assinatura. Ele se encerra uma década depois. Ela não tem como acompanhar, ela não vai acompanhar, vai ficar a cargo do MP, que muitas vezes não concorda, porque negou o acordo.

Tenho muitas dúvidas porque vai gerar uma insegurança jurídica tão grande que acho que vai afastar os colaboradores. Só vão procurar os acordos quem estiver extremamente desesperado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.