PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Tribunal nega habeas e mantém Zelada preso

Em análise de mérito, relator da Lava Jato no TRF4 diz que ex-diretor de Internacional da Petrobrás que depositou quase onze milhões de euros em conta secreta no Principado de Mônaco tinha 'posição de preponderância' no grupo que promoveu fraudes e desvios na estatal

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto:

Por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) negou habeas corpus para o ex-diretor de Internacional da Petrobrás, Jorge Luiz Zelada, preso sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão, nesta quarta-feira, 12, mantém Zelada na prisão e foi tomada por unanimidade pela 8ª Turma do TRF4. Para o relator da Operação Lava Jato na Corte, desembargador João Pedro Gebran Neto, o ex-diretor da estatal 'é um dos investigados com posição de preponderância no grupo, sendo necessária a manutenção da prisão preventiva'.

O desembargador avalia que 'o risco de reiteração criminosa é concreto, visto que o ex-diretor movimentou grandes quantias da Suíça para Mônaco em momento em que a Operação Lava Jato já era notória'. Gebran ressaltou que a conduta de Zelada 'demonstra não só a indiferença perante o Direito, mas também revela maior risco à ordem pública'.

As provas da Lava Jato contra Zelada e o lobista do PMDB

Publicidade

'Se não tivesse propina, negócio não prosseguia', diz delator de Zelada

Zelada está preso desde o dia 2 de julho. A detenção fez parte da 15.ª fase da Operação Lava Jato. Ele é acusado de tentar ocultar valores desviados. Entre julho e agosto de 2014, Zelada transferiu o equivalente a R$ 25 milhões de contas secretas na Suíça para o Principado de Mônaco.

Zelada teve 15 encontros oficiais com lobista do PMDB, revela agenda

Lava Jato pede bloqueio de até US$ 31 mi de lobista do PMDB e mais dois acusados

A defesa do executivo argumentou perante o TRF4 que as informações de Mônaco são conhecidas pelas autoridades desde fevereiro de 2015. A defesa de Zelada afirma que não houve reiteração delitiva que justificasse a medida cautelar decretada em julho.

Publicidade

Ao votar pela rejeição ao habeas corpus de Zelada, o relator Gebran Neto, responsável pelas ações da Lava Jato no tribunal, anotou que o acusado 'tinha uma conduta bastante semelhante a de outros diretores da Petrobrás investigados' - como Nestor Cerveró (antecessor de Zelada) e Renato Duque (ex-diretor de Serviços), 'recebendo a propina das empreiteiras e negociando diretamente o ganho junto a algumas empresas com contratos menores'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.