PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Tribunal de Contas e Fiesp fecham 'Pacto Ético'

Acordo, que será assinado dia 18, prevê intercâmbio de ouvidorias e divulgação de detalhes dos contratos estatais, além de compartilhamento de informações 'sobre denúncias de condutas inadequadas de empresas ou agentes públicos'

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) fecharam um protocolo denominado Pacto Ético de Governança Empresarial e Institucional 'para estimular boas práticas de gestão e comportamento em empresas que mantêm contratos com a administração pública'. O acordo será assinado dia 18.

PUBLICIDADE

O Pacto, segundo nota divulgada pelo Tribunal, 'pretende elevar o padrão de relacionamento entre iniciativa privada e o setor estatal'. Vai abranger cerca de 130 mil indústrias ligadas à Fiesp e aos jurisdicionados da Corte de Contas, ou seja, o governo do Estado e os 645 municípios paulistas, exceto a Capital.

Uma das iniciativas previstas no acordo é a criação de canais de comunicação entre as ouvidorias, para que Fiesp e Tribunal de Contas compartilhem informações sobre eventuais denúncias relativas a condutas inadequadas de empresas ou agentes públicos.

"O pacto também prevê o desenvolvimento de ferramentas digitais para a publicação de detalhes como composição acionária e valores de contratos públicos mantidos pelas empresas que aderirem ao modelo de boas práticas", destaca o Tribunal.

Entre as diretrizes a serem seguidas pelas empresas participantes está o compromisso de denunciar imediatamente eventuais tentativas de acordos para burlar licitações ou pedidos de propina por parte de agentes públicos.

Publicidade

O acordo, que terá vigência inicial de 12 meses, também propõe ações pedagógicas com o público infantil, junto às escolas, para o desenvolvimento de atividades que trabalhem preceitos éticos no cotidiano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.