Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Tinha que ter alguma desculpa prá minha mãe'

Breno Fernando Solon Borges, filho da desembargadora Tania Borges, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, e preso com 129 quilos de maconha e munições pesadas, foi interceptado pela Polícia Federal tramando fugas 'cinematográficas' de presidiários

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

 Foto: Reprodução

Relatório de 27 páginas da Operação Cerberus, da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, revela os métodos da organização criminosa da qual supostamente fazia parte Breno Fernando Solon Borges, de 37 anos, filho da desembargadora Tania Garcia de Freitas Borges, presidente do Tribunal Regional Eleitoral/MS.

PUBLICIDADE

O documento é subscrito pelo delegado Caio Martins de Lima, da PF em Três Lagoas (MS).

Justiça manda soltar filho de desembargadora pego com 130 kg de maconha

O filho da magistrada foi preso no dia 8 de abril pela Polícia Rodoviária Federal no município de Água Clara (MS). Com ele, os agentes apreenderam 129 quilos de maconha e munições de grosso calibre - 199 projéteis 7.62 e 71 projéteis de 9 milímetros.

Publicidade

Na sexta-feira, 21, o plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Estado decidiu substituir o regime de prisão preventiva em que Breno se encontrava por internação provisória em uma clínica médica.

Laudos anexados pela defesa ao pedido indicam que o filho da desembargadora sofre de Síndrome de Borderlin - doença marcada por 'desvios dos padrões de comportamento', com alterações de afetividade e controle de impulsos.

Cerca de dez dias antes de ser preso com drogas e munições pesadas, Breno caiu no grampo da Polícia Federal ajustando por mensagens de texto os pontos finais de uma ação espetacular.

Seu interlocutor, na ocasião, era Tiago Vinícius Vieira, apontado como o líder da organização montada para assassinatos, corrupção de servidores públicos, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Tiago, que chama Breno de 'mano', é interno do presídio de segurança média de Três Lagoas.

Segundo a PF, o filho da desembargadora atuava como 'agente operacional' de Tiago.

Publicidade

No diálogo capturado pela PF, Breno pede a Tiago, a quem chama de 'bicho', para lhe vender uma submetralhadora israelense Uzi. Tiago pergunta a Breno se ele 'não pode dormir na cidade' - o plano de fuga havia sido adiado por causa da chegada ao presídio de um novo detento.

"Dormir eu não posso", desculpa-se Breno. "Eu tinha que ter alguma desculpa prá minha mãe também, entendeu? Se eu dormir aqui vai dar desconfiança prá minha mãe. Se for o caso eu venho amanhã, bicho."

COM A PALAVRA, A DESEMBARGADORA TANIA BORGES, DO TRE DE MATO GROSSO DO SUL

A reportagem fez contato com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.