Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

STJ quebra sigilo telefônico do governador de Santa Catarina

Ministro Luís Felipe Salomão decretou a abertura de dados de Raimundo Colombo (PSD), suposto beneficiário de R$ 2 milhões da Odebrecht, via caixa 2

PUBLICIDADE

Por Gabriel Roca
Atualização:

Raimundo Colombo FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO  

O ministro Luis Felipe Salomão autorizou, nesta segunda feira, 5, a quebra de sigilo telefônico do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD). O político é investigado em um desdobramento da Operação Lava Jato por supostamente ter recebido R$ 2 milhões em caixa dois de executivos da construtora Odebrecht, durante a campanha eleitoral de 2010.

PUBLICIDADE

A quebra do sigilo corresponde ao período de 1.º de junho de 2012 a 28 de fevereiro de 2015. O ministro também afastou o sigilo telefônico do ex-secretário da Fazenda de Santa Catarina, Antônio Gavazzoni, do ex-secretário de Comunicação Ênio Branco, apontado nas investigações como 'intermediário', e dos executivos Fernando Reis e Paulo Roberto Welzel, da Odebrecht, delatores do suposto repasse.

Segundo o ministro, a quebra de sigilo 'é essencial para que se possa identificar eventual comunicação entre os agentes e a confirmação de sua localização nas datas e períodos apontados'.

Ainda segundo Salomão, há indícios suficientes para justificar o deferimento da medida, solicitada pelo Ministério Público Federal, 'e que o direito à intimidade não pode servir de instrumento de salvaguarda para práticas ilícitas'.

COM A PALAVRA, RAIMUNDO COLOMBO

Publicidade

O assessor do governo de Santa Catarina, Claudio Thomas, afirmou que o governador Raimundo Colombo 'apoia integralmente a decisão da Justiça e que a medida é a melhor forma de esclarecer os fatos'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.