PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

STJ nega incompetência de Moro para julgar caso triplex

O relator, ministro Felix Fischer, já havia negado dois Habeas Corpus movidos pela defesa do ex-presidente, na manhã desta quarta-feira, 10.

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo , Rafael Moraes Moura e Breno Pires
Atualização:
Sérgio Moro. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

O ministro Felix Fischer negou o Habeas Corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula em que os advogados do petista pediam que o juiz federal Sérgio Moro fosse considerado suspeito para julgar ação penal relacionada ao caso triplex no Guarujá. A decisão proferida na tarde desta quarta-feira, 10, põe fim aos três recursos movidos no dia anterior pelos defensores.

PUBLICIDADE

O relator do caso já havia negado dois Habeas Corpus movidos pela defesa do ex-presidente. Um deles requeria o direito aos advogados de fazer uma gravação independente do depoimento de Lula à Justiça Federal. O outro pedia a suspensão da ação contra o petista para que a defesa analisasse, em até 90 dias, os documentos da Petrobrás.

Nesta quarta-feira, 10, o ex-presidente Lula fica, pela primeira vez, frente a frente com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, em depoimento, na sede da Justiça Federal de Curitiba. O petista vai depor no âmbito de ação em que é réu acusado de receber propinas de R$ 3,7 milhões da OAS. Uma das supostas benesses seria o triplex no condomínio Solaris, no Guarujá e suas respectivas reformas, como elevadores, piscina e cozinha - o empreendimento foi incorporado pela empreiteira junto à Bancoop. Em depoimentos recentes, executivos da OAS, como o ex-presidente da construtora Léo Pinheiro, admitiram que o apartamento foi destinado ao petista. A defesa de Lula tem negado que o ex-presidente seja o dono do imóvel.

Até a publicação deste texto, a íntegra das decisões de Fischer não havia sido divulgada à imprensa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.