Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

STJ manda denúncia contra Marconi Perillo para a primeira instância

Ministro Humberto Martins, vice-presidente da Corte superior, determinou o deslocamento dos autos porque o tucano, alvo de denúncia por corrupçção passiva, perdeu o foro privilegiado ao renunciar ao governo de Goiás para concorrer ao Senado nas próximas eleições

PUBLICIDADE

Por Rafael Moraes Moura e Amanda Pupo/BRASÍLIA
Atualização:

Marconi Perillo. Foto: Dida Sampaio/Estadão

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, decidiu nesta quinta-feira (19) encaminhar à primeira instância de Goiânia uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) por corrupção passiva.

PUBLICIDADE

Perillo deixou o comando do Executivo local para disputar as próximas eleições - provavelmente concorrerá ao cargo de senador. Dessa forma, também perdeu a prerrogativa do foro privilegiado.

O tucano é acusado de corrupção passiva, por ter parte de uma dívida de campanha eleitoral, no valor de R$ 90 mil, paga em troca de um aditivo realizado em contrato do Estado com a Delta Engenharia.

O contraventor Carlinhos Cachoeira foi denunciado no âmbito da mesma investigação, mas o inquérito acabou desmembrado, permanecendo no STJ apenas Perillo, que gozava de foro privilegiado.

"Nesse contexto, cessada a compete?ncia do STJ, ha? que ser determinada a remessa e redistribuic?a?o destes autos ao jui?zo criminal estadual da Comarca de Goia?nia", determinou o ministro.

Publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA DE PERILLO Procurada pela reportagem, a defesa do ex-governador Marconi Perillo disse que é 'normal' e 'esperado' que o processo seja encaminhado para a primeira instância. "É um caso que não nos preocupa em absolutamente nada", disse o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.