Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Caso a caso, cada contrato tinha sua história, diz executivo da Odebrecht sobre propina

Delator da Lava Jato, Márcio Faria narrou perante o juiz Sérgio Moro como o Departamento de Propinas da empreiteira fazia pagamento de vantagens indevidas: 'providenciava o pagamento seja em efetivo no Brasil ou no exterior em contas informadas'

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Luiz Vassallo
Por Julia Affonso , Ricardo Brandt , Fausto Macedo , Luiz Vassallo e Valmar Hupsel FIlho
Atualização:

Márcio Faria também foi preso nesta sexta-feira. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O executivo Márcio Faria, um dos delatores da Odebrecht na Operação Lava Jato, afirmou em audiência nesta segunda-feira, 13, perante o juiz federal Sérgio Moro que o pagamento de propina era decidido 'caso a caso'. Márcio Faria prestou depoimento como testemunha de defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht.

PUBLICIDADE

Segundo o delator, a solicitação de propina em contratos entre a empreiteira e a Petrobrás surgia 'basicamente, na fase de licitação ou após a assinatura de contrato'.

"Era solicitada caso a caso. Cada contrato tinha sua história", declarou.

Os depoimentos de Emílio Odebrecht e do ex-executivo do grupo Márcio Faria, que fizeram delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR), foram colocados sob sigilo, por Moro, a pedido da defesa. O Estadão teve acesso aos vídeos.

Márcio Faria afirmou que na diretoria de Serviços da Petrobrás 'quem cuidava disso era seu Pedro Barusco', ex-gerente da estatal. O delator disse que, 'normalmente', Barusco levava 'o assunto' a outro empreiteiro da Odebrecht Rogério Araújo.

Publicidade

"Isso era repassado para o pessoal de Operações Estruturadas (o 'Departamento de Propina' da empreiteira) que providenciava o pagamento seja em efetivo no Brasil ou no exterior em contas informadas", narrou.

Faria declarou quem o Setor de Operações Estruturadas era 'liderado pelo sr Hilberto Silva que tinha seus assessores Fernando Migliaccio e Luiz Soares'.

O Ministério Público Federal quis saber do delator como eram direcionados os pagamentos.

"Eu não tinha a relação direta com o pessoal Operações Estruturadas. Normalmente eu pedia a César Rocha, que trabalhava comigo, para providenciar", contou.

"A partir do momento em que eu informava, que eu dava o 'de acordo', eu saía do processo."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.