PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Renato Duque pede acesso a áudio e imagem de delações premiadas

Advogados de defesa de ex-diretor da Petrobrás querem ver a integra dos relatos de Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Augusto Mendonça e Julio Camargo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A partir da esquerda: Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Alberto Youssef, Augusto Mendonça e Julio Camargo. Fotos: Estadão, Futura Press e Reprodução Foto: Estadão

Por Julia Affonso, Fausto Macedo e Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba

PUBLICIDADE

Os advogados do ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque, acusado de lavagem de dinheiro e corrupção em ações penais da Operação Lava Jato, pediram à Justiça Federal acesso aos áudios e as imagens das delações premiadas do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, do ex-gerente de Engenharia da companhia Pedro Barusco, do executivo Augusto Mendonça, acionista da Toyo Setal, e do lobista Julio Camargo.

"Vale dizer que as delações premiadas, nas quais o Ministério Público se fundou para formular a denúncia, foram filmadas, na forma da Lei. Às defesas, porém, apenas disponibilizados os depoimentos reduzidos a termo, não as imagens", afirmam os advogados Alexandre Lopes e Renato Moraes, que subscrevem a resposta à acusação.

Apontado como elo do PT no esquema de pagamento de propinas na estatal petrolífera, Duque foi preso após a Polícia Federal flagrar a tentativa do executivo de ocultar patrimônio não declarado na Suíça por meio, por exemplo, da transferência de 20 milhões de euros para uma conta no Principado de Mônaco.

Publicidade

Adir Assad (à esquerda) e Renato Duque. Foto: Rodolfo Burher/Reuters

Na resposta à acusação, enviada à Justiça, no início de abril, a defesa de Renato Duque negou que ele tenha recebido propinas, afirmou que o ex-diretor 'jamais praticou e deixou de praticar ato de ofício, mediante solicitação ou recebimento de vantagem indevida', 'jamais interferiu nos procedimentos licitatórios da Petrobrás para beneficiar empresas concorrentes' e 'nunca integrou quadrilha ou bando, sendo que sequer conhece alguns dos denunciados'.

"Se a Polícia Federal e o Ministério Público acompanharam os depoimentos e a tudo tiveram acesso, preteritamente, pela paridade de armas, mostra-se indispensável que a defesa também possa tê-lo, até mesmo para apresentação desta resposta e refutar as delações citadas", aponta a defesa.

Esta é a primeira ação a que Renato Duque responde. Além do ex-diretor, foram denunciados o doleiro Alberto Youssef, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, o ex-gerente da estatal petrolífera Pedro Barusco, ex-braço direito de Renato Duque, os lobistas Adir Assad, Julio Camargo, Mario Goes e seu filho Lucélio Goes, os executivos Augusto Mendonça, acionista da Toyo Setal, Alberto Vilaça, Ângelo Mendes, Francisco Perdigão, José Diniz, José Resende, Rogério Cunha, Vicente Carvalho e Sérgio Mendes, todos da empreiteira Mendes Júnior, Agenor Medeiros, José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, Luiz Almeida, Marcus Teixeira, Mateus Coutinho e Renato Siqueira, todos da OAS, e os auxiliares de Adir Assad, Sônia Branco e Dario Teixeira.

______________________________________

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Vaccari chama para sua defesa relator da CPI da Petrobrás e líder do PT

Executivo diz que contrato de Odebrecht no Comperj teve ameaça de doleiro

Aqui são cordeirinhos, lá eram lobos maus, diz empreiteiro

'O interrogado aqui é o senhor', diz Moro a ex-diretor da Petrobrás

______________________________________

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.