PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Renan admite que conhece operador do PMDB, mas 'não o vê há 25 anos'

Senador peemedebista, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, alega que é 'igual a zero' chance de irregularidades em suas contas e campanhas

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho , Ricardo Brandt e Fausto Macedo
Atualização:

Renan Calheiros. Foto: Adriano Machado/Reuters

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente do Senado, afirmou nesta quinta-feira, 23, que não vê o lobista Jorge Luz, alvo da Operação Blackout, 38ª fase da Lava Jato, 'há mais de 25 anos'. A pedido da Procuradoria da República, em Curitiba, o juiz federal Sérgio Moro expediu mandado de prisão contra Jorge Luz e seu filho Bruno Luz, apontados como operadores do PMDB.

PUBLICIDADE

Jorge Luz havia sido citado na Lava Jato pelo ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró e pelo operador de propinas Fernando Baiano, delatores da operação. Em 18 de abril do ano passado, Cerveró disse em depoimento ao juiz Sérgio Moro que o senador Renan Calheiros recebeu propina de US$ 6 milhões por meio do lobista Jorge Luz, apontado como um dos operadores de propinas na Petrobrás, referentes a um contrato de afretamento do navio-sonda Petrobrás 10.000.

Em nota divulgada nesta quinta e assinada pela assessoria de imprensa do gabinete da liderança do PMDB, Renan admitiu conhecer o operador do PMDB.

"O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) reafirma que a chance de se encontrar qualquer irregularidade em suas contas pessoais ou eleitorais é igual a zero. O senador reitera ainda que todas as suas relações com empresas, diretores ou outros investigados não ultrapassaram os limites institucionais. Embora conheça a pessoa mencionada no noticiário, não o vê há 25 anos.

A Polícia Federal informou que são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva no Estado do Rio de Janeiro. Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros.

Publicidade

A ação policial tem como alvo principal a atuação de operadores financeiros identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobrás.

O nome Blackout é uma referência ao sobrenome de dois dos operadores financeiros do esquema criminoso existente no âmbito da empresa Petrobrás. A simbologia do nome tem por objetivo demonstrar a interrupção definitiva da atuação destes investigados como representantes deste poderoso esquema de corrupção.

Segundo a Procuradoria da República, Jorge Luz e Bruno Luz usaram contas de empresas offshores no exterior para pagar propina 'de forma dissimulada'. Durante as investigações, afirma a força-tarefa da Lava Jato, foram identificados pagamentos em contas na Suíça e nas Bahamas.

A força-tarefa da Lava Jato pediu ao juiz Sérgio Moro a prisão de pai e filho por identificar que eles deixaram o Brasil e que possuem dupla nacionalidade.

"As prisões foram decretadas para garantia de ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal, tendo em conta a notícia que os investigados se evadiram recentemente para o exterior, possuindo inclusive dupla nacionalidade", afirmou o procurador da República Diogo Castor de Mattos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.