Raquel vai ao Reino Unido por combate à ‘escravidão contemporânea’

Raquel vai ao Reino Unido por combate à ‘escravidão contemporânea’

Procuradora-geral viajará com embaixador em Brasília Vijay Rangarajan, na próxima semana, em missão oficial para 'aprofundar a parceria e fortalecer a liderança de ambos os países'

Amanda Pupo, Rafael Moraes Moura e Fábio Serapião/BRASÍLIA

20 Janeiro 2018 | 08h00

Raquel Dodge. FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO

A procuradora-geral da República Raquel Dodge viaja em missão oficial a Londres na próxima semana, de 22 a 24 de janeiro, acompanhada do embaixador britânico Vijay Rangarajan. Em pauta, o combate à ‘escravidão moderna’.

Raquel vai apresentar a experiência do Brasil no combate ao trabalho análogo à escravidão. Ela quer conhecer o trabalho desenvolvido por instituições britânicas e fortalecer a cooperação jurídica com as autoridades do Reino Unido.

A visita de Raquel foi organizada pela Missão Diplomática Britânica no Brasil.


As informações sobre a viagem de Raquel e do embaixador britânico foram divulgadas simultaneamente pela Procuradoria-Geral da República e pela Embaixada Britânica em Brasília.

Além de reuniões com autoridades que atuam na prevenção e combate a esse tipo de crime, Raquel vai fazer, no dia 24, uma palestra no King´s College sobre a luta do Brasil contra a escravidão moderna.

A secretária de Cooperação Internacional da PGR, Cristina Romanó, e a secretária de Direitos Humanos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Farina, acompanharão a PGR na missão.

Na segunda-feira, 22, Raquel participará de duas mesas redondas, além de reuniões no Foreign & Commonwealth Office (FCO), órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil.

Os debates vão tratar da atuação doméstica e internacional do Reino Unido no combate ao trabalho escravo contemporâneo.
A PGR também se reunirá com o vice-ministro de Estado para a Comunidade Britânica e Nações Unidas do FCO, responsável por assuntos ligados à prevenção de violência sexual em conflitos.

Na terça-feira, 23, a procuradora-geral vai visitar o Serious Fraud Office (SFO), agência especializada do Reino Unido que atua no combate à corrupção, para fortalecer a cooperação jurídica e o intercâmbio de informações entre os dois países.

Também está prevista reunião com o Comissário Independente Antiescravidão (Iasc) e representantes do Crown Prosecution Service (órgão equivalente ao Ministério Público no Brasil) para tratar de ações para o combate ao trabalho análogo ao de escravo e o tráfico de pessoas.

Durante a missão, a PGR se reunirá com a chefe do Ministério Público britânico, Alison Sounders, na quarta-feira, 24.
Estão previstos, ainda, encontros com a presidente e representantes da Suprema Corte.

O único compromisso aberto ao público será a palestra para estudantes e a comunidade jurídica sobre a luta do Brasil contra a escravidão moderna, que será realizada às 18h30 (horário britânico), no King´s College.

O evento é uma parceria do King´s Brazil Institute, da Lex Anglo-Brazil e da Embaixada Britânica.

O último dia da missão, 24, terá encontros que visam a troca de experiências em questões judiciárias, incluindo uma reunião que tem como pauta a abordagem judicial de direitos humanos, com a presidente da suprema corte britânica, a baronesa Hale.

A palestra de Raquel no King’s College, cujo tema é a luta do Brasil no combate à escravidão moderna, será aberta a todos, desde que registrados no site https://www.eventbrite.co.uk/e/kings-brazil-institute-lex-anglo-brazil-and-the-british-embassy-in-brazil-present-raquel-dodge-tickets-42229804482

OS PASSOS DE RAQUEL NO REINO UNIDO

Programação PGR em Londres – 22 a 24 de janeiro
Segunda-feira, 22 de janeiro
10h – Mesa Redonda: a abordagem internacional do Reino Unido sobre Escravidão Moderna
Foreign & Commonwealth Office (FCO), órgão equivalente ao Ministério de Relações Exteriores no Brasil
11h30 – Encontro bilateral com o representante especial da primeira-ministra para prevenção de violência sexual em conflitos e vice-ministro de estado para a Comunidade Britânica e Nações Unidas do FCO, Lorde Ahmad
Foreign & Commonwealth Office (FCO)
14h15 – Mesa redonda: a abordagem doméstica do Reino Unido sobre escravidão moderna
Foreign & Commonwealth Office (FCO)

Terça-feira, 23 de janeiro
8h45 – Café da manhã com o diretor do Instituto Governança Internacional e Risco (GovRisk), Dominic Le Moignan
10h30 – Assinatura de memorando de entendimento com o “Serious Fraud Office” (SFO)
13h30 – Almoço com o diretor-executivo do Fórum Brasileiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima
14h00 – Reunião no “Crown Prosecution Service” (CPS)
16h30 – Reunião com Comissário Independente Antiescravidão (IASC)

Quarta-feira, 24 de janeiro
10h00 – Reunião no “Crown Prosecution Service” (CPS) com a diretora do Ministério Público britânico, Alison Sounders
14h00 – Encontro com a presidente da Corte Suprema, Baronesa Hale
18h30 – Palestra no King’s College

Mais conteúdo sobre:

Raquel Dodge