Dezesseis das 27 seccionais da OAB já apoiam impeachment de Temer

Dezesseis das 27 seccionais da OAB já apoiam impeachment de Temer

Entidade máxima da Advocacia delibera neste sábado, 20, sobre pedido de afastamento do presidente - alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal por supostos crimes de corrupção passiva, obstrução à investigação e participação em organização criminosa

Fausto Macedo, Julia Affonso e Luiz Vassallo

19 Maio 2017 | 21h06

OAB. Foto: OAB

Até as 18h50 desta sexta-feira, 19, dezesseis seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil já se haviam manifestado pelo impeachment do presidente Michel Temer (PMDB). Neste sábado, 20, convocado pelo presidente do Conselho Federal Claudio Lamachia, o Plenário da entidade máxima da Advocacia delibera se vai ao Congresso com pedido formal de afastamento de Temer. O Plenário é formado por 81 conselheiros federais, três de cada Estado e do Distrito Federal.

Em 2016, a OAB seguiu o mesmo caminho no processo que culminou com o impeachment de Dilma. Na ocasião, o Conselho Federal da Ordem decidiu, por 26 votos a 2, aprovar o parecer do relator Érick Venâncio e apresentou à Câmara denúncia contra a petista, mas o processo ficou travado – a Casa era presidida por Eduardo Cunha (PMDB/RJ), de quem a Ordem havia pedido a saída em meio a acusações de corrupção e dinheiro oculto na Suíça.

O mapa das manifestações pela saída de Temer mostra que na região Norte as seccionais de dois Estados – Rondônia e Tocantins – disseram ‘sim’.


No Nordeste, as seccionais de Ceará, Sergipe e Bahia seguem a mesma orientação. Na região Centro-Oeste endossam o impeachment Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

No Nordeste, querem a saída do peemedebista Minas, Espírito Santo, Rio e São Paulo.

No Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul apontam para o mesmo caminho.

As outras 11 seccionais ainda não se manifestaram. Deverão apresentar suas decisões na reunião plenária deste sábado.
Os 81 conselheiros são eleitos pelos advogados de todo o país.

A reunião extraordinária do Pleno será neste sábado, a partir das 15 horas.

O MAPA DO IMPEACHMENT DE TEMER NA OAB

NORTE
AC –
AM –
PA –
AP –
RO – Sim
RR –
TO – Sim

NORDESTE

MA –
PI –
CE – Sim
RN –
PB –
PE –
SE – Sim
BA – Sim
AL –

CENTRO-OESTE

MS – Sim
MT- Sim –
GO – Sim
DF – Sim

SUDESTE
MG – Sim
ES – Sim
RJ – Sim
SP -Sim

SUL

PR – Sim
SC – Sim
RS – Sim

0 Comentários