PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Promotoria mira organização criminosa na Gestão Ambiental do governo Morando, em São Bernardo

Operação Barbatanas investiga secretário Mário Henrique de Abreu, sob suspeita de montar esquema de corrupção; prefeito tucano anuncia exoneração do aliado e de outros dois integrantes da Pasta no município do ABC paulista

Por Olga Bagatini
Atualização:

Orlando Morando. Foto: Sérgio Castro/Estadão

A Secretaria de Gestão Ambiental do governo Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, foi alvo nesta terça-feira, 31, da Operação Barbatanas, ação conjunta do Ministério Público do Estado e da Polícia Civil. Sete investigados, entre eles o secretário Mário Henrique de Abreu, foram denunciados por organização criminosa, corrupção passiva e concussão.

OUTRAS DO BLOG: Moro autoriza provas da Odebrecht em investigação sobre palestras de Lula

+ Tribunal de Contas da Bahia paga R$ 10 mil para 3 servidores na Olimpíada de Brasília

Olimpíada não tem 'relação com atividade-fim' do Tribunal de Contas, diz Corte do RS

PF aponta desvio de R$ 2 mi da merenda de 52 escolas do Amapá

Publicidade

Executivos da Gerdau viram réus na Zelotes

A ação teve apoio de dez promotores de Justiça, vinte policiais do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (Goe) e dez viaturas da polícia para cumprir os dez mandados de busca e apreensão contra os investigados.

A secretaria foi um dos locais revistados, assim como a residência de Mário de Abreu, que também é vereador licenciado pelo partido do prefeito Morando.

Foram apreendidos 19 computadores, 8 celulares, diversos pendrives e documentos que serão levados ao Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público que investiga esse tipo de crime.

A 12.ª Promotoria de Justiça, que apura supostos atos de improbidade dos agentes públicos, informou que vai pedir a indisponibilidade dos bens dos investigados junto à Vara da Fazenda Pública de São Bernardo.

Publicidade

Além da busca e apreensão, o Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado tomou medidas cautelares, como a retenção de passaporte dos investigados e a proibição de contato dos investigados com testemunhas.

A prisão preventiva do grupo chegou a ser pedida pelo Ministério Público, mas a Justiça não acatou. A Promotoria vai recorrer.

COM A PALAVRA, O GOVERNO ORLANDO MORANDO

A Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que recebeu a denúncia da Promotoria 'com surpresa' e que já afastou os funcionários investigados. Segundo a Prefeitura, foi instaurado processo administrativo para apurar o caso.

"O prefeito Orlando Morando determinou a exoneração imediata do secretário de Gestão Ambiental, Mario Henrique de Abreu, do diretor de Licenciamento Ambiental Sergio de Sousa Lima, e chefe de seção, Tiago Alves Martinez, por não concordar com a situação e colaborando com a justiça", afirmou, em nota, a Prefeitura.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.