PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradoria vai à Justiça para rever redistribuição de processos que tirou grandes operações da 10ª Vara/DF

Realocação de ações da 10.ª Vara para a 12.ª Vara não teria seguido regras do Código de Processo Penal e da Constituição; processos de Lula, Cunha e Geddel foram paralisados por causa de mudança

Por Fabio Serapião/BRASÍLIA
Atualização:

Lula, Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima. FOTOS: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil e ESTADÃO Foto: Estadão

Os procuradores do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) da Procuradoria da República do Distrito Federal acionaram a Justiça para evitar a mudança efetuada pelo Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1) que esvaziou a 10.ª Vara Federal em Brasília. Os procuradores querem reverter a redistribuição de processos para a recém-criada 12.ª Vara, que se especializou, assim como a 10.ª, em processos exclusivos de lavagem de dinheiro.

A mudança promovida pelo TRF-1 esvaziou completamente a 10.ª Vara e retirou das mãos do juiz Vallisney de Souza Oliveira todas as grandes operações de combate à corrupção e lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

Documento

IMPUGNAÇÃO

Visto como um juiz severo em suas decisões, Vallisney teve até processos em fase final e com audiências já designadas retirados de sua tutela.

Na prática, a redistribuição do TRF-1 fez com que grandes operações como a Sépsis (que investiga o ex-deputado Eduardo Cunha), Cui Bono? (cujo alvo é o ex-ministro Geddel Vieira Lima) e Greenfield fossem paralisadas até que os novos juízes possam se inteirar dos fatos.

Publicidade

+ Veja o interrogatório de Fábio Cleto na Sépsis

Além desses casos, três processos envolvendo os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alguns com audiências já realizadas, saíram da 10.ª Vara e enviados para a 12.ª.

Para os procuradores, ao realizar a distribuição, o TRF-1 violou uma série de regras processuais. Em dezembro do ano passado, o TRF havia regulamentado redistribuição de processos da 10ª para a 12ª Vara, com o objetivo de desafogar a primeira, uma vez que era a única especializada, na 1ª instância da Justiça Federal no DF. Entretanto, para os procuradores, o tribunal não seguiu o Código de Processo Penal, a Constituição Federal tampouco as próprias regras criadas por sua Corregedoria para nortear a redistribuição.

+ Os 112 da Operação Greenfield

+ Procuradoria denuncia 14 na Greenfield por prejuízo de R$ 402 milhões a fundo de pensão

Publicidade

PUBLICIDADE

"Dezesseis processos em fase final, com audiências de instrução concluídas, foram transferidos. Isso significa que ações que estavam para serem concluídas terão decisão judicial postergada, pois o titular da nova vara terá de se debruçar sobre o processo para formação de juízo", afirma o MPF.

Os procuradores ainda solicitaram a manutenção de todos os processos na 10ª Vara nos quais já houve apreciação do juiz federal e dos processos em que já houve o recebimento da ação penal. Para eles, nesse momento já foi formada a relação jurídico-processual penal, ou seja, a prevenção do juiz natural do caso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.