Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradoria denuncia internauta por discriminação de nordestinos

Com uso de nome falso,'Anita Carmo', investigado celebrou notícia sobre 18 mortes em acidente de ônibus no Ceará, em 2014

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:

O Ministério Público Federal em Marília, no interior de São Paulo, denunciou um internauta que incitou a discriminação de nordestinos em opinião postada na rede. O crime ocorreu no dia 18 de maio de 2014, quando o usuário se expressou no campo reservado a comentários de uma notícia publicada em um portal sobre a morte de 18 pessoas em um acidente de ônibus no Ceará. Na ocasião, ele escreveu: "A notícia boa é que esse povo não virá poluir meu RS", passando-se por morador do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 15, no site do Ministério Público Federal (O número processual é 0001694-23.2016.4.03.6111. A consulta à tramitação pode ser feita em http://www.jfsp.jus.br/foruns-federais/.)

O internauta apelidou-se 'Anita Carmo', nome falso utilizado para mascarar sua real identidade. No entanto, após a autorização judicial para a quebra de sigilo telemático, a empresa responsável pelo portal remeteu aos investigadores os dados que permitiram a localização do ID usado para a publicação do comentário, em Marília. Em depoimento à polícia, o acusado admitiu a autoria da postagem.

O internauta foi denunciado por incitar a discriminação ou preconceito de procedência nacional, utilizando meio de comunicação social, crime previsto no artigo 20, § 2º, da Lei 7.716/89. Ele está sujeito a pena de dois anos a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa.

Para o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, as pessoas têm a falsa sensação de que a internet garante a impunidade, em razão de um suposto anonimato. "Modernos meios de investigação permitem identificar praticamente qualquer pessoa que se manifeste no mundo virtual e, com isso, responsabilizá-la por seus atos", advertiu Jefferson Aparecido Dias.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.