Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradoria denuncia ex-presidente da Eletronuclear por corrupção, lavagem e organização criminosa

Presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, e outros 13 alvos da Lava Jato também são acusados dos mesmos crimes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Othon Luiz Pereira da Silva. Foto: André Dusek/Estadão

Atualizada às 16h48

PUBLICIDADE

Por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo

A Procuradoria da República denunciou o ex-presidente da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, o presidente da Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo, e mais 13 alvos da Operação Radioatividade - desdobramento da Lava Jato - pelos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro nesta terça-feira, 1. Othon Luiz, preso desde 28 de julho, teria recebido R$ 4,5 milhões em propinas nas obras de Angra 3.

Os pagamentos, segundo a força-tarefa da Lava Jato, foram realizados por empresas intermediárias para a Aratec Engenharia, controlada pelo almirante e por sua filha, Ana Cristina Toniolo, também denunciada. No processo, Othon e sua filha negam envolvimento em irregularidades.

Publicidade

PF indicia ex-presidente da Eletronuclear por corrupção, lavagem e organização criminosa

'Nunca pedi propina', afirma presidente da Eletronuclear

Um dos denunciados é o executivo Flávio David Barra, presidente da Andrade Gutierrez Energia, e o delator, o empresário Victor Colavitti. O empresário confessou que sua empresa Link Projetos e Participações foi usada como intermediária para repasse de ao menos R$ 765 mil, de 2010 a 2014, entre a empreiteira Engevix e a Aratec Engenharia.

Também foram denunciados os sócios José Antunes Sobrinho, Gerson Almada e Cristiano Kok, da Engevix.

A Andrade Gutierrez informou que não vai se manifestar sobre a denúncia.

Publicidade

Veja quem são todos os denunciados:

ANA CRISTINA DA SILVA TONIOLO ARLOS ALBERTO MONTENEGRO GALLO CLOVIS RENATO NUMA PEIXOTO PRIMO CRISTIANO KOK FLAVIO DAVID BARRA GERALDO TOLEDO ARRUDA JUNIOR GERSON DE MELLO ALMADA GUSTAVO RIBEIRO DE ANDRADE BOTELHO JOSÉ ANTUNES SOBRINHO JOSUE AUGUSTO NOBRE OLAVINHO FERREIRA MENDES OTAVIO MARQUES DE AZEVEDO OTHON LUIZ PINHEIRO DA SILVA ROGERIO NORA DE SA VICTOR SERGIO COLAVITTI

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.