PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Preso na Operação Patmos é afastado do reduto político dos procuradores

Ângelo Goulart Villela, procurador que atuava no Tribunal Superior Eleitoral e está sob suspeita de vazar informações de operações para a JBS, foi excluído da diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República, entidade que organiza a eleição da lista tríplice para procurador-geral da República

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Fausto Macedo , Fabio Fabrini e Fabio Serapião
Atualização:

Ângelo Goulart Villela. Foto: Reprodução

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) informou nesta quinta-feira, 18, que afastou de sua diretoria o procurador Ângelo Goulart Villela, preso pela Polícia Federal na Operação Patmos. O procurador é suspeito de negociar propina para vazar informações de investigações sobre a JBS. Ele comandava a Diretoria de Assuntos Legislativos da entidade.

PUBLICIDADE

ANPR é o reduto político dos procuradores. Mais que uma associação de classe, ela tem papel histórico nos rumos do Ministério Público Federal.

A cada dois anos, ANPR promove a estratégica eleição da lista tríplice para procurador-geral da República. Desde o primeiro governo Lula, o preferido dos procuradores - primeiro colocado na lista -, tem sido o escolhido para o posto mais importante da Instituição.

Para a entidade, a prisão do procurador 'demonstra que qualquer investigação do Ministério Público Federal é impessoal e respeitadora do estado de direito'.

"As apurações têm de prosseguir sempre, independentemente dos envolvidos", afirma a ANPR, em nota subscrita pelo presidente da entidade, José Robalinho Cavalcanti.

Publicidade

"O cumprimento do mandado de prisão foi executado por membros do MPF com o apoio da Polícia Federal. O procurador da República Ângelo Goulart Villela já foi exonerado da função eleitoral pelo Procurador-Geral da República e também afastado da Diretoria da ANPR."

Conforme a delação de Joesley Batista, acionista do grupo, e outros elementos de prova colhidos pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o esquema teria envolvido a negociação de pagamentos de R$ 50 mil mensais a Villela, que integrava a equipe do vice-procurador geral Eleitoral, Nicolau Dino. Recentemente, o procurador estava cedido à força-tarefa das Operações Greenfield, Cui Bono e Sépsis, que apura crimes relacionados à JBS.

Joesley e os outros delatores da JBS teriam entregado provas de que o procurador repassou dados das apurações em curso aos investigados.

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DA ANPR

Nota de Pública - Prisão do Procurador da República Ângelo Goulart Villela

Publicidade

Brasília (18/05/2017) - A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público confirmar a prisão do procurador da República e membro da Diretoria da ANPR, Ângelo Goulart Villela, executada na manhã desta quinta-feira, 18. O pedido foi solicitado pelo próprio Ministério Público Federal, por meio do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE

O caso demonstra que qualquer investigação do MPF é impessoal e respeitadora do estado de direito. As apurações têm de prosseguir sempre, independentemente dos envolvidos.

A ANPR está acompanhando os fatos, na medida do possível, considerando que o processo está sob sigilo. Como em qualquer investigação, não cabem julgamentos precipitados, e sim as medidas legais e o curso de investigações.

O cumprimento do mandado de prisão foi executado por membros do MPF com o apoio da Polícia Federal. O procurador da República Ângelo Goulart Villela já foi exonerado da função eleitoral pelo Procurador-Geral da República e também afastado da Diretoria da ANPR.

A ANPR continuará acompanhando o caso.

Publicidade

José Robalinho Cavalcanti Procurador Regional da República Presidente da ANPR

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.