Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Secretário de Transportes de Márcio França e presidente do Metrô no banco dos réus por improbidade

Clodoaldo Pelissioni, chefe da pasta, Paulo Menezes Figueiredo, que preside a Companhia do Metropolitano, e outros sete são responsabilizados pelo Ministério Público Estadual de São Paulo pela compra de 26 trens da Linha 5 - Lilás, que ficaram sem uso

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

Trem da linha 5 - Lilás - Foto GABRIELA BILO / ESTADAO Foto: Estadão

O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, o presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, e outras sete pessoas estão no banco dos réus acusados de improbidade administrativa pela compra de trens que custaram R$ 615 milhões para a Linha 5 - Lilás, que acabaram não sendo usados porque a linha não estava pronta. A ação civil pública foi oferecida pelo promotor do Patrimônio Público e Social da Capital, Marcelo Milani.

Documento

DECISÃO

+ Metrô inaugura Estação Eucaliptos na Linha 5-Lilás

PUBLICIDADE

O promotor ressalta que a obra 'começou em 1998'. "Você levar 20 anos construindo é um desrespeito com a população".

+ CCR arremata a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de SP

Publicidade

"É um escândalo que não se faça nada e se deixe os trens parados. A consequência está sendo agora, porque o governo faz propaganda e diz que a obra está pronta, mas não está. Eles estão fazendo os trens rodarem e isso causa prejuízo inclusive à segurança da população. Eles não tem a possibilidade de fazer os testes adequados nos trens porque qualquer trem de fabrica vai apresentar defeitos, inclusive de segurança, e eles passaram por cima disso", afirmou ao Estado.

+ Linha Lilás do Metrô tem falha e funciona com velocidade reduzida

Além de Figueiredo e Pelissioni, vão responder também pela ação o Metrô, o chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo, Sérgio Avelleda, os ex-presidentes do Metrô Peter Walker, Luiz Antônio Pacheco e Jorge Fagali, o ex-secretário de Transportes Jurandir Fernandes e os ex-executivos da Companhia, David Turubuk e Laércio Biazzotti.

+ Com os trilhos da Linha 5-Lilás, entorno muda e se valoriza

Para o juiz Adriano Marcos Laroca, da 12ª Vara da Fazenda Pública, que recebeu a ação, 'pela prova documental indiciária existente nos autos, não há elementos suficientes para concluir, indubitavelmente, pela inexistência de ato de improbidade, nas modalidades apontadas pelo MPE'.

Publicidade

+ Novas estações da Linha 5-Lilás passarão a ter funcionamento ampliado em novembro

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"Ademais, à primeira vista, parece-me que a instrução probatória é necessária ao melhor esclarecimento da eficiência administrativa tão somente da compra dos aludidos trens, com bitola e sistema de operação diferentes dos existentes nas outras linhas em operação do Metrô, exatamente no mesmo momento em que se encontravam paralisadas as obras de construção da linha Lilás-5, na qual aqueles seriam utilizados, sem olvidar que, segundo informação técnica constante dos autos do ICP, o teste definitivo do trem só poderia ser realizado na própria linha, e, ainda, o decurso do prazo de garantia, mesmo estando os trens parados sem uso em diversos locais, há mais ou menos quatro anos, além de outros desgastes do produto adquirido, e também o serviço de assistência técnica que pode ter sido afetado, exigindo nova contratação, em separado, para tanto", anotou.

A reportagem está tentando contato com outros réus. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, SÉRGIO AVELLEDA

Sergio Avelleda é inocente, não é acusado de fraude e não assinou o contrato de compra dos trens, objeto da ação do Ministério Público. Mesmo não tendo participado da referida contratação, Avelleda comprovará em juízo que não houve qualquer ato na gestão do referido contrato que justifique a ação contra ele. O contrato de compra de trens para a Linha 5 seguia a previsão do cronograma inicial da obra, que foi paralisada pela ação do MP. Não houve falha de planejamento. O MP não observou que o fabricante dos trens estendeu a garantia justamente para preservar os recursos investidos e garantir as condições das composições, sem danos aos cofres públicos. A linha 5 do Metro beneficia 220 mil passageiros por dia e suas estações estão sendo entregues à população.

Publicidade

COM A PALAVRA, A SECRETARIA DE TRANSPORTES METROPOLITANOS

NOTA

Sobre a compra dos trens para Linha 5-Lilás, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) esclarece que a ação é descabida e totalmente fora de propósito, uma vez que não houve irregularidade na aquisição dos equipamentos. Todos os trens foram devidamente testados e já entraram em operação comercial, com garantia técnica em plena vigência. Não houve gasto extra para a manutenção das composições. Ao longo do processo, todos os gestores preservaram o erário e o interesse público. A STM e o Metrô vão provar na Justiça a lisura do contrato.

Cabe salientar que é injustificada, como o restante da denúncia, a inclusão do secretário Clodoaldo Pelissioni e do presidente do Metrô, Paulo Menezes, entre os acusados. Ambos só passaram a exercer os cargos quatro anos após a compra. O Metrô entregou seis estações da Linha 5 até 2011 e outras seis foram entregues desde 2015 até o momento. Importante informar também que as bitolas dos trens diferem das demais justamente porque foram comprados para atender à Linha 5, onde a distância entre trilhos é menor em toda extensão. A ela, todas as composições se ajustam perfeitamente.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos - Assessoria de imprensa

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.