PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Por uma Corte moderna, ágil e tecnicamente diferenciada', defende Paulo Dimas

Aos 60 anos, o desembargador é desembargador desde agosto de 2005; eleito para uma vaga no Órgão Especial (2012/2014), ele acabou reconduzido para o biênio 2014/2015

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

Paulo Dimas. Foto: TJ/SP

Aos 60 anos, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti é desembargador desde agosto de 2005. Eleito para uma vaga no Órgão Especial (2012/2014), ele acabou reconduzido para o biênio 2014/2015. Ele presidiu a Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS). Sua ambição maior é transformar o TJ de São Paulo em uma 'Corte moderna, ágil e tecnicamente diferenciada, tal como preconiza o planejamento estratégico aprovado pelo Órgão Especial'.

PUBLICIDADE

[veja_tambem]

ESTADÃO: Por que ser presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo?

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: Tenho acompanhado ao longo do tempo o desenvolvimento da estrutura administrativa e funcional do Tribunal de Justiça, a gestão do seu orçamento, bem como a implementação do planejamento estratégico, que é revisado periodicamente, acreditando que com criatividade, comprometimento e coragem podemos avançar significativamente no aprimoramento da prestação jurisdicional, mesmo diante das graves dificuldades que se apresentam. Daí porque resolvi submeter uma vez mais o meu nome aos eminentes pares na disputa do cargo de Presidente da Corte.

ESTADÃO: Qual a sua prioridade, se eleito? Qual a promessa do sr. a seus pares em busca de voto?

Publicidade

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: A prioridade é trabalhar diuturnamente para que o Tribunal de Justiça de São Paulo seja reconhecido como uma Corte moderna, ágil e tecnicamente diferenciada, tal como preconiza o planejamento estratégico aprovado pelo Órgão Especial. Divulguei aos eminentes Desembargadores um plano preliminar de ações, preconizando a necessidade de uma gestão orçamentária eficiente, canalizando-se então todos os esforços para o aprimoramento do serviço judiciário. Esse plano envolve a implementação do planejamento estratégico 2015/2020, com ênfase na otimização da prestação jurisdicional, na melhoria da infraestrutura física, nos investimentos necessários ao desenvolvimento dos projetos de informatização, na capacitação dos nossos servidores, na melhor comunicação com o público externo e na maior segurança das unidades judiciais.

ESTADÃO: O que falta para a Justiça dar um fim na morosidade que é a marca de grande parte dos processos? Falta mais juízes ou falta mais conciliação?

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: A nossa Justiça Estadual concentra em torno de 40% de todo o movimento de processos do país. E a sua estrutura não é compatível com esse volume, notadamente pelos cortes orçamentários que vêm ocorrendo ao longo do tempo. Nessa linha, o grande desafio é aprimorar a estrutura existente, apesar das restrições orçamentárias, sendo que a desconcentração das unidades administrativas e judiciais e a implantação de metodologias para melhor gerenciamento de rotinas nessas unidades vêm apresentando bons resultados. A ideia é trabalhar com o melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais existentes, qualificando, em termos de estrutura, os gabinetes e ofícios judiciais, prestigiando, de toda sorte, os métodos alternativos de solução dos conflitos, como a conciliação e a mediação. Não se pode esquecer ainda da necessidade do aprimoramento da legislação processual.

ESTADÃO: O sr. está satisfeito com os seus vencimentos?

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: O nosso subsídio pode ser considerado satisfatório, desde que ocorra a recomposição anual da sua expressão monetária, de modo a impedir o desgaste inflacionário.

Publicidade

ESTADÃO: Quantas horas o sr. trabalha por dia?

PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: Em torno de 10 a 12 horas, sem prejuízo de trabalho adicional nos fins de semana.

ESTADÃO: O sr. é a favor da criação de uma câmara exclusiva para casos de corrupção e de uma só para casos de improbidade? Por quê?

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: Neste momento não. Nas ações de improbidade administrativa temos a atuação eficiente das Câmaras da Seção de Direito Público, sendo que os casos de corrupção também são julgados com igual eficiência pelas diversas Câmaras da Seção Criminal.

ESTADÃO: É a favor da execução de pena de prisão já no segundo grau? Por quê?

Publicidade

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: Sim. Não se justifica que a confirmação de uma sentença condenatória pelo Tribunal, já em segundo grau de jurisdição, fique com a sua eficácia suspensa, gerando uma sensação de impunidade. Esse julgamento colegiado descaracteriza a presunção de inocência do réu.

ESTADÃO: O escândalo de corrupção na Petrobrás, revelado na Operação Lava Jato, chocou o País. Como o sr se sente diante de tantos escândalos de malfeitos?

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: Indignado como todo cidadão brasileiro. O que parece positivo é que o Ministério Público e o Judiciário vêm atuando de forma eficaz; essa atuação exemplar, além de repressiva, se mostra didática, evidenciando que a Justiça deve alcançar todo e qualquer malfeitor, seja qual for a sua posição social.

ESTADÃO: É a favor de um mandato de três anos para presidente do Tribunal? É a favor da reeleição na presidência do Tribunal?

DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI: Entendo que o ideal é um mandato de três anos, sem possibilidade de recondução. Essa questão deverá ser tratada no novo Estatuto da Magistratura, que está sendo elaborado pelo Supremo Tribunal Federal.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.