Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF prende oficial da Aeronáutica na Operação Turbulência

Tenente-coronel da reserva, sob suspeita de envolvimento com esquema de facilitação de licenças e habilitações de pilotos de avião e helicóptero, foi detido em flagrante em Natal porque tinha em sua residência uma pistola Taurus 7.65 sem documentação, furtada em 2013 em Cuiabá

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo e Fábio Serapião/BRASÍLIA
Atualização:

 Foto: PF

A Polícia Federal prendeu um tenente-coronel da Aeronáutica, da reserva, na Operação Turbulência - investigação sobre suposto esquema de facilitação de concessão de licenças e habilitações de piloto de avião e de helicóptero. A prisão ocorreu nesta quinta-feira, 23, em Natal, onde reside o oficial superior, porque ele estava de posse de uma arma sem documentação. Depois de pagar fiança ele foi solto.

PUBLICIDADE

Durante buscas na casa do tenente-coronel os agentes federais encontraram uma pistola Taurus calibre 7.65 e munições sem documentação.

+ PF mira 4 ex-prefeitos e 12 vereadores bancados com dinheiro desviado do transporte escolar na Bahia

Consulta ao Sistema Nacional de Armas revelou que sobre a arma há registro de queixa de furto em 2013, na cidade de Cuiabá. O militar alegou desconhecer que a pistola era roubada.

+ Operação C'est Fini prende ex-secretário da Casa Civil de Sérgio Cabral

Publicidade

A Operação Turbulência foi deflagrada pela PF em parceria com a Procuradoria e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Mandados de buscas foram expedidos pela 8.ª Vara Federal Criminal do Rio. A PF apreendeu computadores, notebook e aparelhos celulares.

Após prestar depoimento, o militar foi solto mediante o pagamento de fiança, e vai responder ao processo em liberdade. Os policiais federais e servidores da ANAC cumpriram quatro mandados de busca e apreensão.

A ANAC descobriu o esquema e comunicou a PF e a Procuradoria os primeiros indícios de irregularidades, que culminaram em investigação com a integração dos três órgãos.

Durante a apuração foi identificado que processos de solicitação de licença e/ou habilitação de pilotos eram peticionados junto à ANAC contendo documentação ideologicamente falsa.

"Despachantes de assessoria aeronáutica seriam responsáveis por cooptar interessados, montar seus processos com documentação falsa e/ou ideologicamente falsa, e submetê-los à ANAC, proporcionando rápida emissão da licença e/ou habilitação", informou o Ministério Público Federal no Rio.

Publicidade

A Agência ainda está investigando a emissão de 34 licenças e/ou habilitações fruto do suposto esquema.

PUBLICIDADE

A Procuradoria destacou que 'estas licenças e/ou habilitações já foram suspensas ou anuladas, sem prejuízo de outras ações na esfera administrativa, civil ou penal, sendo que três casos já resultaram na cassação das licenças emitidas'.

A Operação Turbulência destaca que 'nenhum dos investigados exerce atividade em empresas de operação aérea regular'.

"A atuação em parceria dos órgãos de persecução penal com a agência responsável pela regulação e fiscalização das atividades de aviação civil foi fundamental para identificar os ilícitos e interromper a prática dos crimes", afirmou Sérgio Luiz Pinel Dias, procurador da República responsável pelo caso no Ministério Público Federal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.