PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF prende de novo empresário da Gradual por alteração na contabilidade

Gabriel Gouvea é acusado de descumprir duas medidas cautelares impostas pelo Tribunal Regional Federal da 3.ª Região para ser solto, em 26 de abril

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:

Reprodução Foto: Estadão

A Polícia Federal prendeu novamente o empresário Gabriel Paulo Gouvea de Freitas Júnior, ligado à Gradual Investimentos, na Operação Encilhamento, que investiga supostas fraudes em fundos municipais de pensão. A ordem de custódia é preventiva. Paulo Gouvea foi preso nesta quinta-feira, 24

PUBLICIDADE

Segundo a ordem de prisão, o empresário descumpriu duas das nove medidas cautelares impostas pelo desembargador Nino Toldo, do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), para ele ser solto, em 26 de abril.

Segundo a investigação, Paulo Gouvea violou as regras estabelecidas pelo TRF-3 ao entrar em contato com o contador de uma das empresas usadas para emitir debêntures sem lastro. Ele também teria pedido para alterar retroativamente a contabilidade da empresa.

A Encilhamento foi deflagrada em 12 de abril. Na ocasião, Gabriel Gouvea e sua mulher Fernanda Ferraz de Braga Lima, então CEO da Gradual, foram presos. A operação é a segunda fase da Papel Fantasma, aberta pela Polícia Federal em São Paulo contra fraudes envolvendo a aplicação de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento.

A PF suspeita que os fundos têm debêntures sem lastro - título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor - que ultrapassam R$ 1,3 bilhão.

Publicidade

Segundo relatório da investigação, uma das empresas 'sem lastro', a ITS, é ligada à Gradual e seus diretores, entre eles, Fernanda Lima. A PF trata a ITS como uma 'empresa de fachada' integrante de suposto esquema.

Em 26 de abril, o desembargador Nino Toldo soltou Gabriel Gouvea e também Fernanda Lima. O magistrado impôs ao casal medidas diversas da prisão como: o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga, comparecimento mensal ao juízo, e 'proibição de acesso à sede, escritórios e sucursais dos Municípios cujos institutos de previdência teriam sido vítimas dos supostos crimes em apuração e das empresas apontadas no bojo da investigação, bem como a eventos por eles realizados ou patrocinados'.

O magistrado ainda determinou a 'proibição de manter contato com os demais investigados, por qualquer meio, exceto aqueles com quem tenha parentesco direto, e com servidores e agentes políticos ligados aos municípios cujos institutos de previdência teriam sido vítimas dos supostos crimes em apuração, bem como quaisquer pessoas ligadas às empresas apontadas no bojo da investigação' e de ficar fora de seu domicílio por mais de sete dias. O casal também não podia deixar o País.

Em maio, com os sócios sob suspeita, a Gradual Investimentos anunciou o encerramento de suas atividades na Bolsa de Valores. Em nota, a corretora afirma que, 'em virtude do encerramento de suas atividades de bolsa, a Gradual realizará tais operações apenas para a zeragem e transferência de posições'.

"Solicitamos gentilmente que aguarde instruções", pedem os investigados aos clientes.

Publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA DE GABRIEL GOUVÊA

"A defesa esclarece que não houve descumprimento de medidas cautelares e, portanto, tomará as devidas providências."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.