PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF vê suspeita de destruição de provas e pede prisão de Palocci por tempo indeterminado

Delegado da Operação Omertà, desdobramento da Lava Jato, argumenta que ex-ministro, em prisão temporária desde segunda-feira, 26, teria recebido valores da Odebrecht e orientado destruição de provas em seu escritório antes da ação da PF

Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Mateus Coutinho , Fausto Macedo e enviado especial a Curitiba
Atualização:

Antonio Palocci. Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

O delegado da PF Filipe Hille Pace, da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, pediu nesta sexta-feira, 30, ao juiz Sérgio Moro a conversão da prisão temporária do ex-ministro Antonio Palocci e de seu braço direito Branislav Kontic em preventiva - por tempo indeterminado. O pedido foi endossado pelos treze procuradores da força-tarefa da operação em Curitiba.

Palocci foi preso na Operação Omertà na segunda-feira, 26, por suspeita de recebimento de propinas da Odebrecht.

PUBLICIDADE

No pedido de 86 páginas, o delegado reforça as suspeitas de que Palocci atuava como um elo do PT com a Odebrecht, intermediando assuntos de interesse da empreiteira, e afirma ainda haver indícios de que o ex-ministro teria recebido todos os valores ilícitos lançados nas planilhas da Odebrecht que fazem referência a "Italiano" e somam R$ 128 milhões.

O delegado aponta também que o ex-ministro teria orientado a destruição de provas em sua empresa de consultoria Projeto antes da Operação Omertà, deflagrada na segunda-feira, 26, e que teve o ex-ministro como alvo maior. O entendimento foi reforçado pelos procuradores da força-tarefa da operação, que encaminharam a Moro um pedido endossado as solicitações da PF.

"Tais vantagens, em sua grande maioria traduzidas em dinheiro em espécie, ainda não foram rastreadas a partir desta investigação, motivo pelo qual não existe qualquer medida cautelar diversa da prisão que inviabilize Antonio Palocci Filho e Branislav Kontic - seu funcionário até a presente data - de praticarem atos que visem a ocultar e obstruir a descoberta acerca do real paradeiro e emprego dos recursos em espécie recebidos", afirma o delegado.

Filipe Pace aponta que, nas buscas realizadas na Projeto, empresa de consultoria do ex-ministro sediada em São Paulo que foi alvo da Omertà, os agentes da PF identificaram suspeita de que Palocci e seu assessor teriam atuado para destruir provas.

"Foram constatadas que diversas estações de trabalho na empresa (Projeto) estavam plenamente equipadas, à exceção dos gabinetes dos computadores, o que pode indicar que tenham sido até mesmo destruídos ou colocados fora do alcance da Polícia Federal."

Ao endossar o pedido do delegado, os procuradores destacam que o escritório da empresa de Palocci, a Projeto Consultoria, em São Paulo, "era um dos principais locais utilizados para encontros e tratativas espúrias, conforme demonstrado nos e-mails e registros de reuniões". Para a força-tarefa, o fato é "extremamente grave" e "constitui circunstância totalmente nova, surgida no cumprimento das buscas e apreensões, e que, portanto, não havia sido avaliada quando da decretação da prisão temporária".

Em relação ao ex-assessor de Palocci, Juscelino Dourado, Filipe Pace afirmou que "parece ele não ter mais relações com Antonio Palocci" e que, portanto, não haveria risco caso ele fosse solto e cumprisse medidas alternativas da prisão. Os procuradores também se manifestaram pela sua soltura.

Publicidade

"Todos estes elementos probatórios trazem, com razoabilidade, indícios de que todos os demais pagamentos nas planilhas 'POSICAO - ITALIANO310712MO.xls' e 'POSICAO - ITALIANO 22 out 2013 em 25 nov.xls" foram efetivamente liquidados", destaca o delegado da Operação Omertà.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.