PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF mostra em vídeo mansão de suspeito de tráfico no Paraná

Polícia deflagrou operação para desarticular esquema de tráfico de drogas internacional em seis estados brasileiros

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Julia Affonso

PUBLICIDADE

A Polícia Federal divulgou um vídeo, nesta terça-feira, 2, que mostra o interior de uma mansão de propriedade de um suposto traficante de drogas do Paraná. Agentes fizeram buscas na casa, durante a Operação Denarius deflagrada nesta terça feira, 2, em seis Estados, mas ele não foi localizado.

O objetivo da ação era desarticular uma organização especializada no tráfico internacional de drogas baseada em Umuarama/PR. Segundo a PF, o grupo adquiria cocaína no Peru e na Bolívia e enviava para o Brasil, de onde ia para a Europa. A operação teve o apoio da Receita Federal e ocorreu no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, em Minas Gerais, Rondônia e São Paulo.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, quando a polícia identificou um pecuarista de Umuarama e pessoas de Londrina(PR), Amambai (MS), Alta Floresta (MT), São Paulo (SP), Rio Acima (MG) e Ariquemes (RO), que estariam recebendo carregamentos de cocaína do Peru e Bolívia e remetendo para a Europa, principalmente para a Espanha. A droga saía de Porto Velho (RO) camuflada em meio à madeira de casas pré-fabricadas e era enviada em containeres.

Publicidade

Cocaína em pedaços de madeira. Foto: Divulgação/Polícia Federal

De acordo com a PF, o pagamento era feito principalmente em euro e o dinheiro era entregue a uma rede de operadores ilegais de câmbio em São Paulo e Umuarama. Eles lavavam as quantias, transformando euros e dólares em reais, que eram aplicados em imóveis, gado, veículos e aeronaves. O dinheiro financiava também viagens de férias ao exterior.

As investigações, segundo a polícia, apontam para uma organização composta no Brasil por 13 pessoas que se dedicavam unicamente ao tráfico e à lavagem de dinheiro. Na manhã desta terça, a polícia deflagrou a operação para cumprir mandados de prisão contra 13 pessoas, mandados de busca e apreensão domiciliar contra 39 locais, mandados de busca e apreensão de bens de 37 Veículos (automóveis, caminhões e motocicletas), uma lancha e um jet ski e 2 aviões e 1 helicóptero, mandado de busca e apreensão de 3500 cabeças de gado e ordens judiciais de 43 imóveis avaliados em R$ 60 milhões.

ACOMPANHE O VÍDEO DA PF QUE MOSTRA A MANSÃO DE ACUSADO POR TRÁFICO

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.